"Quase toda a obra é instrumental e fui convidada para cantar num dos 'movimentos' sinfónicos, com uma peça dedicada aos peregrinos que fazem o caminho de Santiago de Compostela (Espanha). Depois de vários meses de preparação, a estreia será aqui na Venezuela", disse a própria à agência Lusa.
'O Caminho de Santiago de Compostela chega a ti' é uma obra póstuma do conhecido guitarrista e compositor italiano-venezuelano Pablo Manavello (21 de maio de 1950 - 18 de janeiro de 2016), autor de mais de 50 produções musicais.
Será interpretada pela Orquestra Sinfónica do Conservatório Simón Bolívar, sob a direção do maestro Alfredo Rugeles e arranjos para orquestra de Pedrito López, contando com a participação do conhecido guitarrista venezuelano Ángel Quiñones.
A obra, segundo os organizadores está "destinada a ser embaixadora do grande fenómeno religioso, histórico e turístico que convoca (anualmente) milhares peregrinos de todo o mundo", a Espanha, e "consta de 11 'movimentos' que ilustram musicalmente os distintos cenários do trajeto e as vivências dos visitantes".
Com 38 anos de idade Andrea Imaginária é filha de portugueses naturais de Aveiro e radicados na Venezuela, interprete do canto lírico e do fado, estilo musical português, que desde 2007 leva às salas culturais de Caracas.
Graduada na Escola de Música Lino Gallardo, é licenciada em Artes e Magíster Scietiarum em Literatura Comparada pela Universidade Central de Venezuela, onde é professora de arte.
Filha do pianista e acordeonista português João Carlos Imaginário, em 1999 venceu o primeiro lugar do III Concurso Nacional de Canto para Estudantes da Escola Superior de Música José Ángel Lamas, na Venezuela.
Possui estudos em diversos países, entre eles Portugal (Estoril), e entre os seus maestros estão Sarah Walker, Graham Johnson, Robert White e Loh Siew Tuan.
Faz parte do grupo venezuelano de música antiga "Música Reservata" e autora do livro "Visões de Religiosidade Popular - Auto da Compadecida de Arina Suassuna", que em 2010 foi adaptado ao cinema.
Comentários