O espetáculo resulta de uma encomenda deste teatro municipal à cantora e compositora Francisca Cortesão, que convidou depois o baterista Sérgio Nascimento, a escritora Isabel Minhós Martins e ainda os músicos Afonso Cabral e Inês Sousa.

A ideia era "fazer um concerto em que houvesse uma escolha de músicas de intervenção, não necessariamente aquelas que temos na cabeça como sendo de intervenção. (...) Músicas que fossem reivindicativas, não necessariamente que fosse para cantar numa manifestação, mas que expressasse um qualquer desejo de mudança", afirmou Francisca Cortesão à agência Lusa.

"Mais Alto!" é um concerto comentado, com aqueles quatro músicos a reinventarem um repertório de canções maioritariamente em língua portuguesa, e com uma contextualização em palco conduzida pela escritora Isabel Minhós Martins.

Entre as escolhas, Francisca Cortesão conta que não faltarão músicas de Sérgio Godinho, José Afonso, José Mário Branco, mas também de Rita Lee, B. Fachada ou Xutos & Pontapés, para abordar com os mais novos temas sobre ambiente, direitos humanos, liberdade, democracia.

"É um espetáculo para filhos, para pais, para professores", explica Francisca Cortesão, elogiando sobretudo a sinceridade do público mais novo.

"Há um filtro muito grande que se vai construindo ao longo da vida e que nos mais pequeninos não está ainda tão vincado e a reação é honesta; ainda não aprenderam aquela coisa do sorriso amarelo", disse.

"Mais alto!" é um pretexto para os mais novos perceberem que uma canção pode ter uma mensagem e que pode abordar assuntos que lhes são próximos, como a vida na escola, o amor e a relação com os outros.

"Estamos a cantar uma data de músicas que eu própria ouvi e aprendi em pequenina. (...) Não me conheço sem as conhecer também", disse, citando Sérgio Godinho ou José Afonso.

"Mais Alto!", que deveria ter sido apresentado em abril de 2020, mas acabou adiado por causa da pandemia, estará no LU.CA até 28 de setembro.

Francisca Cortesão integra o projeto para os mais novos "Mão Verde", de Capicua e Pedro Geraldes, lidera Minta & The Brook Trout, cofundou They're Heading West e integra as bandas de Lena d'Água e de Bruno Pernadas.