Estreado a 14 de setembro de 2014 na XVIII Bienal de Flamenco de Sevilha, "FLA.CO.MEN" vai ser apresentado nos dois dias às 21:00, no grande auditório do CCB, de acordo com a programação.

Israel Galván será também o intérprete desta criação da sua autoria, acompanhado pelos músicos David Lagos, Tomás de Perrate, Eloísa Cantón, Caracafé, e Juan Jiménez Alba e Antonio Moreno do Proyecto Lorca.

Considerada uma das atuais figuras inovadoras do flamenco, o coreógrafo e bailarino nascido em Sevilha tem vindo a incorporar nas suas criações de flamenco várias influências, desde os seus contemporâneos da dança, aos mestres e à tradição.

O seu trabalho assenta numa filosofia de fusão do flamenco tradicional com sons multiculturais, nomeadamente os tambores africanos, os ritmos cubanos, as melodias antigas e contemporâneas.

Foi galardoado, entre outros, com o National Dance Award for Exceptional Artistry (Reino Unido), o Grand Prix Danse 2009-2010 (França), e condecorado este ano Oficial da Ordem das Artes e das Letras pelo Ministério da Cultura francês.

O espetáculo que irá ao CCB integra ainda as peças “Sevillanas”, com coreografia de Pedro G. Romero, e “Alegrías”, de Patricia Caballero.