O compositor Nuno Dario foi distinguido com a medalha de prata dos Global Music Awards, foi hoje divulgado.

Nuno Dario, compositor de música para cinema, concerto e multimedia, foi distinguido nas categorias “Originalidade/Criatividade” e “Clássica-Avant-Garde/Cross Genre”, pela sua obra “Four poems in search of a music play” ("Quatro poemas à procura de uma peça"), que o compositor aponta como “obra exploradora e inovadora, sobre textos do nobel da literatura Harold Pinter”.

“A obra desafia as fronteiras entre os géneros musicais e cruza elementos de diferentes media (TV, concert-hall, cinema), refletindo e denunciando problemas da sociedade atual”, acrescentou.

Nuno Dario, em 2012, já tinha sido distinguido com um Prémio de Mérito, no âmbito dos Global Awards, pela banda sonora do filme “Earth is Home”.

Também em 2012, recebeu a bolsa BMI/Jerry Goldsmith Scholarship Award (BMI/Jerry Goldsmith Scholarship Award), em Los Angeles, na Califórnia.

Dario já trabalhou com diferentes realizadores, nacionais, britânicos, norte-americanos, angolanos, lituanos e iranianos.

“Tenho criado a música para dezenas de projetos em vários géneros”, disse à Lusa.

Nuno Dario licenciou-se em composição pela Escola Superior de Música de Lisboa e especializou-se em composição para cinema na universidade californiana de Los Angeles (UCLA), e é doutorado pela Royal Holloway, da Universidade de Londres.

A pianista Cristiana Pegoraro, o violoncelista Misha Quint e a cantora Esperanza Spalding estão entre os distinguidos com a medalha de ouro dos Global Music Awards, destinados à produção independente.