O céu não se mostrou muito dado para festas durante toda a manhã, mas isso não fez com que o Avante tivesse menos afluência. Pelo contrário, não seria nada exagerado dizer que o dia de hoje tinha, sensivelmente, o dobro da lotação de ontem. Quem diria? A chuva só deu tréguas a meio da tarde, voltando durante toda a noite mas nem assim o espírito de abalou.
O concerto de Jorge Palma (e dos seus Demitidos) com Sérgio Godinho -uma figura permanente da Festa do Avante- foi um dos momentos mais esperados do dia, que atraiu ao palco 25 de abril um arrastão digno de um concerto de Anselmo Ralph! Fora de brincadeiras, foi com grande entusiasmo e com alguma surpresa que constatamos que Jorge Palma chega mesmo às gerações mais novas, que faziam ecoar os seus refrões.. «Enquanto houver estrada para andar», Jorge Palma não vai parar, nem os seus fãs. Mas, enquanto não começava o concerto de Nu Soul Family, o Sapo foi-se entreter.
Demos uma espreitada no Avanteatro - um espaço à entrada dedicado ao teatro e que, curiosamente, atraí muitas pessoas. Lá esperamos uma hora na fila para entrar e ficámos a pensar: A aposta nas diversas áreas culturais é imensa no Avante, e de louvar. Para além do espaço de teatro, onde encontramos também uma exposição adequada e um pequeno palco, existe uma Festa do Livro e uma Festa do Disco, perto do Espaço Central. A Sra. Emília, uma verdadeira festivaleira de 65 anos que nos explicou a organização do Avanteatro, garante que vem 'puramente pelas exposições, os teatros e a música mais clássica'.
De todos os festivais de Portugal, há que admitir que a Festa do Avante tem a maior margem de idades: desde jovens raparigas com as sensacionais pulseiras de elásticos, passando pelos cinquentões com t-shirts de Che Guevara e boinas comunistas, até às senhoras como a Sra. Emília.
Já se fazia tarde a chuva caía com mais força quando saímos do teatro. Nu Soul Family começava um concerto fantástico e que iria encerrar a noite de sábado. Apesar de muitos resistirem à força da chuva, e de no geral o público se manter perante as condições climatéricas, não deixámos de reparar num grande número de pessoas que abandonava o recinto mais cedo. Para o último dia - amanhã - só podemos esperar bom tempo e coisas boas ou não fosse o dia dos cabeça de cartaz: Buraka Som Sistema. Antes disso, Kumpanhia Algazarra garante animação pelas 14h.
Confere as fotografias do dia de hoje, por Joana Jesus:
$$gallery$$
Comentários