Desde dezembro do ano passado que a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica tem levado a cabo várias ações de fiscalização que visam combater a compra e venda de bilhetes para concertos online.

Em comunicado divulgado esta sexta-feira, 29 de janeiro, a ASAE refere que a Operação Concerto Online centrou-se em “espetáculos de música pop e rock que têm tido muita procura nas últimas semanas e que se encontram com lotação esgotada”.

O concerto de Adele no MEO Arena, agendado para maio, e de Justin Bieber no mesmo espaço, em novembro, são dois dos espectáculos com maior procura em sites de compra e venda de bilhetes e nas redes sociais.

Da operação resultaram 16 detenções, em flagrante delito, tendo sido instaurados 17 processos-crime por especulação de bilhetes.

A ASAE refere ainda que foram apreendidos cerca de 42 bilhetes, com valores unitários faciais que variam entre os 45 e 85 euros e que estavam a ser transacionados com valores que oscilavam entre os 95 e os 500 euros.

Um dos detidos na Operação Concerto Online possuía 13 bilhetes, tendo efetuado um investimento de 1100 euros na compra dos mesmos.

Os arguidos foram presentes a tribunal tendo-lhes sido aplicadas medidas condenatórias diversas, entre a prestação de trabalho comunitário e a entrega de valores a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) que variam entre os 200 e os 700 euros.

Segundo o comunicado, estão ainda a decorrer quatro processos de inquérito crime relativamente a ofertas especulativas de bilhetes divulgadas online, que se encontram em curso no Ministério Público.