A Netflix revelou esta segunda-feira, 25 de novembro, o trailer de "Cem Anos de Solidão" A primeira parte da série inspirada na obra-prima de Gabriel García Márquez chega a 11 de dezembro ao serviço de streaming.

O trailer destaca alguns dos momentos mais marcantes da história baseada na obra de Gabriel García Márquez: a fundação de Macondo e a chegada de Melquíades, as tensões da vida familiar, as paixões dos habitantes da aldeia, a chegada dos conflitos políticos e a guerra que se desencadeia, e o castanheiro onde José Arcádio Buendía cumpre a profecia da sua solidão, desencadeando uma chuva de flores amarelas.

A primeira parte de "Cem Anos de Solidão" vai contar com oito episódios. "Trata-se de um dos projetos mais ambiciosos da história da América Latina. A série foi filmada na totalidade na Colômbia, com o apoio da família do Nobel da Literatura", acrescenta a Netflix.

Veja o trailer:

Publicado a 30 de maio de 1967, "Cem Anos de Solidão" relata, em 20 capítulos, a história de Macondo e da família Buendía ao longo de sete gerações, misturando fantasia e realidade.

No início, foram publicados oito mil exemplares, que se transformaram em mais de 50 milhões e traduções para 46 idiomas.

García Márquez, nascido em 1927 no município de Aracataca e que começou a sua carreira como jornalista em Cartagena, é o ícone do realismo mágico latino-americano, corrente que sacudiu, no século XX, a literatura em castelhano.

O Nobel colombiano sempre se opôs a que sua obra fosse adaptada para o ecrã porque não concebia como o livro podia ser condensado para o formato televisivo ou cinematográfico.

Com 16 episódios, a série tem o aval da família do autor e será dirigida pela colombiana Laura Mora, vencedora da Concha de Ouro do Festival de Cinema de San Sebastián, em 2022, e pelo argentino Alex García López.

No elenco estão Claudio Cataño (Aureliano Buendía), Jerónimo Barón (Aureliano Buendía em criança), Marco González (Jose Arcadio Buendía), Leonardo Soto (filhode José Arcadio), Susana Morales (Úrsula Iguarán), Ella Becerra (Petronila), Carlos Suaréz (Aureliano Iguarán), Moreno Borja (Melquiades) e Santiago Vásquez (Aureliano Buendía na adolescência).

"Cem Anos de Solidão representa um dos projetos audiovisuais mais ambiciosos da história da América Latina, realizado pelos melhores artistas e técnicos da Colômbia e de outros países, totalmente filmado em castelhano e na Colômbia, e com o apoio da família de Gabriel García Márquez", informou a Netflix no comunicado.

Sinopse da série "Cem Anos de Solidão":

"Ao casar-se contra a vontade dos seus pais, os primos José Arcádio Buendía e Úrsula Iguarán deixam para trás a sua aldeia e iniciam uma longa viagem em busca de um novo lar. Acompanhados por amigos e aventureiros, a sua jornada culmina com a fundação de uma aldeia utópica às margens de um rio de pedras pré-históricas, que batizam de Macondo. Várias gerações da linhagem dos Buendía marcarão o destino desta aldeia mítica, atormentadas pela loucura, pelos amores impossíveis, por uma guerra sangrenta e absurda, e pelo medo de uma terrível maldição que as condena, sem qualquer esperança, a cem anos de solidão".