O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, apresentou hoje condolências pela morte do ensaísta, poeta e crítico literário Eugénio Lisboa, a quem prestou homenagem, referindo que era seu amigo desde os tempos de Moçambique.
Um concerto de Paulo de Carvalho, uma criação teatral “de grande escala” e iniciativas para recordar José Afonso são os destaques dos 50 anos do 25 de Abril no concelho de Sines (Setúbal), divulgou a câmara.
O golpe de 1974 falhou, Portugal não entrou na CEE, o escudo paga tudo, a Coca-Cola continua proibida e o fascismo sobrevive, na peça “O 25 de Abril Nunca aconteceu”, em estreia quinta-feira no Teatro Carlos Alberto, no Porto.
O Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica (FITEI) regressa a 15 de maio para apresentar em 14 palcos do Porto, Matosinhos, Gaia e Viana do Castelo, um total de 20 espetáculos, foi hoje anunciado.
O Museu Aristides de Sousa Mendes em Carregal do Sal é inaugurado no dia 19 de julho, numa cerimónia que deverá ser presidida pelo secretário-geral da ONU, António Guterres.
O músico Rui Veloso vai atuar a 1 de junho na Queima das Fitas de Coimbra, juntando-se a um cartaz que já inclui Slow J, Excesso, Nininho Vaz Maia ou Mike Towers, entre outros.
A nona edição do festival A Porta vai decorrer este ano no Convento de Santo António dos Capuchos, em Leiria, entre 9 e 14 de junho, anunciou a organização.
Eugénio Lisboa, especialista na obra do escritor José Régio (1901-1969), morreu hoje de manhã em Lisboa, aos 93 anos, confirmou à agência Lusa fonte da editora Guerra & Paz.
O golpe do 25 de Abril teve dois sinais na rádio para as tropas que derrubaram a ditadura, como a “Grândola Vila Morena”, mas com “um percalço” porque entrou uma canção de Tony de Matos.
O compositor Luís Soldado criou uma “ópera muda”, com libreto de Rui Zink, para acompanhar o filme mudo “O Fauna das Montanhas”, que se vai estrear no dia 12, no Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras.
A curta-metragem “A Rapariga de Olhos Grandes e o Rapaz de Pernas Compridas”, de Maria Hespanhol, foi a grande vencedora da segunda edição dos Prémios Curtas, conquistando quatro galardões.
A Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL) rejeitou que exista uma prática generalizada de recurso à Inteligência Artificial (IA) para tradução de livros, como denunciado numa carta aberta, admitindo apenas casos isolados que não definem a prática comum.
Os Delfins celebram hoje 40 anos de carreira, feita de temas como “Nasce Selvagem”, “Sou como um rio” e “Baía de Cascais”, com um concerto em Lisboa, já esgotado.
Companhias históricas do teatro português foram convidadas, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a apresentarem propostas de espetáculos que contribuam “para a consciência pública do papel que o teatro desempenhou na transição democrática”.
O escritor Andrew Sean Greer, vencedor do Prémio Pulitzer 2018 com a obra “Less”, da qual foi agora publicada a sequela, reabre no dia 18 de abril o programa “Meet the Author” – Encontros com Escritores Americanos, da Fundação Luso-Americana.
Música, cinema, exibições circenses e exposições compõem o programa da Câmara de Portimão para celebrar os 100 anos do concelho, um conjunto de cerca de 100 iniciativas que vão decorrer ao longo deste ano.
O saxofonista alemão Julius Gabriel volta aos discos a solo com “Tales from the Subterranean”, fruto do estudo e reflexão que conseguiu em confinamento, editado pela portuguesa Lovers & Lollypops.
O 6.º festival Torres Vedras - Cidade dos Livros vai realizar-se entre os dias 12 e 23 de abril, em Torres Vedras, alusivo às histórias da resistência, quando se comemoram os 50 anos do 25 de Abril de 1974.
A fadista Gisela João celebra os 50 anos do 25 de Abril com uma digressão, interpretando músicas dos autores e compositores de Abril, como José Afonso, de quem vai cantar “Grândola, Vila Morena”.
O escritor e ex-militar Carlos Matos Gomes define o seu novo livro, “Geração D”, como uma homenagem e uma autobiografia da sua geração, a que conheceu a ditadura, a Guerra Colonial e fez o 25 de Abril de 1974.
O músico Miguel Calhaz realiza em abril uma digressão nacional de apresentação do seu novo álbum, “ContraCantos”, “porque a luta é contínua”, como disse o compositor e contrabaixista à agência Lusa.
O Teatro de Vila Real propõe 40 eventos no próximo trimestre, numa programação que vai destacar a celebração dos 50 anos do 25 de Abril com nove espetáculos de teatro, musica e poesia.
A Câmara da Guarda apresentou esta semana a Agenda Cultural para os próximos três meses, com mais de 100 iniciativas, entre as quais celebrações do 25 de Abril, centenário de Eduardo Lourenço e aniversário do Teatro Municipal.
Uma década de sonhos é a proposta da 10.ª edição do RFM SOMNII, que em 5, 6 e 7 de julho leva à praia do Relógio da Figueira da Foz nomes da eletrónica mundial e portuguesa, com destaque para o holandês Armin van Buuren.