O Festival F vai regressar à área amuralhada da Vila Adentro, em Faro, entre 4 e 7 de setembro de 2025, para a sua 10.ª edição, que incluirá um quarto dia de programação, anunciou a organização.
A peça “Querido Evan Hansen” centra-se em problemas de integração, ansiedade e depressão na adolescência e tem estreia marcada para quarta-feira, no Teatro Maria Matos, em Lisboa.
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda a atriz Graça Lobo, que morreu na segunda-feira, aos 85 anos, como alguém que esteve "sempre do lado do cosmopolitismo, do 'glamour', da provocação e da alegria de viver", com "gosto pela liberdade".
O projeto de inventariação e restauro da Biblioteca da Brotéria, em Lisboa, foi distinguido com o Prémio Gulbenkian Património – Maria Tereza e Vasco Vilalva, no valor de 50 mil euros, anunciou a organização.
A pianista portuguesa Maria João Pires foi distinguida, na área da Música, com o Praemium Imperiale, um prémio internacional atribuído pela Associação de Arte do Japão, anunciou hoje a organização.
A ministra da Cultura lamentou hoje a morte da atriz Graça Lobo, de quem recordou o “talento e a versatilidade” que a tornaram “uma referência para várias gerações de atores e encenadores que com ela trabalharam”.
A instalação em larga escala “Valkyrie Liberty”, de Joana Vasconcelos, integra a exposição “Memória Coletiva”, da secção Platform da feira de arte The Armory Show, que decorre esta semana em Nova Iorque.
Que prisões ainda restam é uma das questões deixadas na ópera “Madrugada”, em cena na sexta-feira no Teatro Aveirense, retratando momentos da vida portuguesa como a madrugada do 25 de Abril de 1974.
A nova temporada do Centro Cultural de Belém (CCB), que abre a 14 de setembro, vai ter mais espetáculos de teatro, duas estreias absolutas e uma “programação mais intensa no cruzamento entre as artes performativas e a arte contemporânea”.
A segunda edição do Luna Fest, em Coimbra, arranca hoje e estende-se até domingo, com três dias dedicados ao rock, num programa que inclui nomes como Lene Lovich, The Psychedelic Furs, Jon Spencer e The Gories.
O vibrafonista Eduardo Cardinho abre hoje o Jazz em Monserrate, que decorre nos fins de semana de setembro no parque da Serra de Sintra, com a apresentação do álbum “Not far from paradise”.
Uma exposição que explora a noção do estranho na obra de Paula Rego (1935-2022) e Francisco de Goya (1746-1828), com 42 obras da artista portuguesa, é inaugurada em 27 de setembro no Museu Holburne, no Reino Unido.
A segunda parte do festival Impulso arranca no dia 27 com o primeiro de 12 concertos que até dezembro serão apresentados no Centro Cultural e de Congressos (CCC) das Caldas da Rainha.
As festas que assinalam os 45 anos do município da Amadora, do distrito de Lisboa, vão decorrer entre hoje e 15 de setembro, com música, desporto, exposições e arte urbana, segundo o cartaz divulgado pela Câmara Municipal.
A cantora portuguesa Teresinha Landeiro apresenta este mês ao vivo em Xangai e em Pequim, na China, o seu mais recente álbum, “Para dançar e para chorar”, foi hoje anunciado.
O guitarrista e compositor António Chainho decidiu pôr fim à carreira aos 86 anos, realizando um último espetáculo este mês, em Lisboa, uma decisão que justificou por “sentir dificuldades em tocar alguns temas”.
A revenda de bilhetes para os concertos dos britânicos Oasis já atingiu 7.800 dólares (7.047 euros) em ‘sites’ não autorizados e a banda já alertou que as entradas vão ser canceladas, quando se registam problemas nas páginas oficiais.
O novo diretor da Companhia Nacional de Bailado (CNB), Fernando Duarte, quer encontrar espaços alternativos para apresentar o trabalho daquela estrutura e explorar as novas tecnologias, como a possibilidade de exibição de espetáculos em ‘streaming’ no país.
O conflito israelo-palestiniano ‘entrou’ esta quinta-feira, 29 de agosto, no festival MEO Kalorama, a decorrer em Lisboa, com os Massive Attack a recordarem com clareza de que lado estão nesta e noutras questões que assolam o mundo atualmente.
O regresso a Portugal dos Massive Attack e de Sam Smith marca hoje o arranque do 3.º festival MEO Kalorama, em Lisboa, que decorre até sábado e cujo cartaz do primeiro dia inclui também Peggy Gou ou Loyle Carner.
A obra “Contos do senhor Tomás da Graça (dez contos e três intervalos)”, de Eduardo Palaio, venceu a 15.ª edição do Prémio de Conto Manuel da Fonseca, instituído pela Câmara de Santiago do Cacém, foi hoje anunciado.
Satoko Fujii, Carlos Barretto e Zoh Amba são alguns dos artistas que compõem a programação do festival Jazz ao Centro, que decorre entre 21 de setembro e 5 de outubro, em diversos espaços de Coimbra.
O escultor romeno Virgil Scripcariu expõe pela primeira vez em Portugal, no Mosteiro da Batalha, numa mostra denominada “Triunfo”, com seis esculturas e duas instalações, que é inaugurada no próximo domingo.