A exposição que a Gulbenkian inaugura na sexta-feira, em Lisboa, sobre Iannis Xenakis é "como um documentário tridimensional" sobre o pensamento e o universo criativo do compositor, afirmou hoje o diretor do Centro de Arte Moderna daquela fundação, Benjamin Weil.
A programação do Auditório de Espinho no período de janeiro a março de 2023 vai apresentar artistas como o contrabaixista de jazz francês Henri Texier, o compositor e multi-instrumentista canadiano Owen Pallett, e a cantora luso-moçambicana Selma Uamusse.
A pintora transmontana Graça Morais recebe hoje o prémio “Personalidade do Norte”, uma distinção atribuída pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte).
O novo livro de ensaios de Bob Dylan, o mais recente romance de Maggie O’Farrell e a publicação inédita do clássico da literatura norte-americana “Flores para Algernon” são algumas novidades literárias de dezembro, um mês com poucos lançamentos.
Flora e Bambu, uma menina e um pequeno panda, são os protagonistas de uma série de banda desenhada da autora canadiana Cathon, pensada para leitores iniciais, publicada em Portugal pela chancela Lilliput.
O álbum “Flutuações” foi gravado pelos músicos Katharine Rawdon (flautas), Catherine Strynckx (violoncelo), Francisco Cipriano e Elizabeth Davis (percussão), e inclui obras de compositores nacionais como Alexandre Delgado, Carlos Marecos e Luís Tinoco.
O Circo de Natal do Coliseu do Porto, uma tradição com 81 anos, regressa dia 8 de dezembro com uma “viagem mágica” de aventuras com gigantes da montanha, 'cyberpunks' e música ao vivo durante 95 minutos.
O rosário como caminho para a paz dá o mote a uma exposição temporária que o Santuário de Fátima acolhe, até outubro de 2024, e na qual é possível encontrar terços que ultrapassam séculos de história.
O Festival Literário de Macau celebra este ano o centenário do nascimento de José Saramago e os 500 anos do clássico chinês “Romance dos Três Reinos”, numa edição "muito condicionada" pela pandemia e que aposta novamente nos autores locais.
A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) atua no dia 4 de dezembro, às 17h00, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, apresentando um programa inteiramente a Dmitri Shostakovich.
O álbum de estreia do trio composto por Bernardo Moreira, Bernardo Couto e Luís Figueiredo, “Sul”, chega ao mercado quarta-feira e é apresentado no Porto.
Seis músicos de Coimbra apresentam na quarta-feira, em concerto, o resultado de uma residência artística na qual vão criar canções que reflitam sobre as alterações climáticas.
Setenta e uma entidades artísticas estão indicadas para receber apoio financeiro do Programa de Apoio Sustentado 2023-2026 na área do Teatro, segundo os resultados provisórios divulgados na segunda-feira pela Direção-Geral das Artes (DGArtes).
Amália Rodrigues “abriu caminho à poesia ‘erudita’ no fado”, afirma a poetisa Maria Rosário Pedreira no livro “Esse Fado Vaidoso”, uma antologia de poemas de autores eruditos, que organizou em parceria com a fadista e poetisa Aldina Duarte.
Um evento com espetáculos de música, dança e moda vai decorrer a 18 de dezembro no Museu do Oriente, em Lisboa, para dar a conhecer a cultura indiana. Ocorre entre as 16h00 e as 18h00, com entrada gratuita.
O Pavilhão de Portugal na Bienal de Arte de Veneza, com o projeto “Vampires in Space”, de Pedro Neves Marques, recebeu mais de 67 mil visitantes durante os sete meses da exposição internacional, anunciou hoje a organização portuguesa.
O ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva, destacou hoje em Odemira, no distrito de Beja, a importância da dimensão intergeracional do cante alentejano, considerando que esta arte polifónica está viva e “recomenda-se”.
“Um Lugar ao Sol seguido de Uma Mulher”, obra conjunta de dois textos de Annie Ernaux, em que a autora disseca as mortes dos pais, volta a estar disponível no final deste mês, depois de 20 anos esgotada.
A Festa do Jazz regressa a Lisboa em dezembro, com um cartaz que inclui espetáculos de Salvador Sobral, com o pianista Marco Mezquida, e do baterista Trilok Grutu, com João Paulo Esteves da Silva, Yuri Daniel e convidados.
O historiador e poeta António Borges Coelho é o vencedor do Prémio Rodrigues Sampaio, no valor de 7.500 euros, atribuído pela Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto/Município de Esposende, foi hoje anunciado.
Exposições de artistas com ligação ao Brasil, uma retrospetiva de Luísa Cunha e uma exposição de homenagem à “figura ímpar” de Mário Cesariny vão marcar a programação de 2023 do Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT), em Lisboa.
O escritor e tradutor alemão Hans Magnus Enzensberger, vencedor do Prémio Príncipe das Astúrias 2002 de Comunicação e Humanidades, que revelou Fernando Pessoa no seu país, morreu na quinta-feira, em Munique, aos 93 anos, anunciou hoje a editora Suhrkamp.