Os museus, monumentos e palácios nacionais recuperaram quase dois milhões de visitantes em 2022, das perdas durante a pandemia, somando um total de 3.339.416 entradas, indicam as estatísticas da Direção-Geral do Património Cultural hoje avançados à agência Lusa.
A Amazon tem cerca de 200 livros à venda escritos com recurso ao ChatGPT, ferramenta de Inteligência Artificial, uma situação que é vista como uma ameaça para os escritores.
Um novo álbum de duetos de Carlos do Carmo (1939-2021), com nomes como Chico Buarque, Sam the Kid, Dani Silva, Pedro Abrunhosa e Rui Veloso, é lançado na próxima semana, anunciou a sua discográfica.
O músico Eu.Clides apresenta em maio em Lisboa e em junho no Porto o álbum de estreia, “Declive”, hoje editado e que vai da música clássica à eletrónica, passando pelo gospel e pelos sons de Cabo Verde.
O professor do Conservatório de Música de Coimbra Miguel Calhaz vai apresentar o seu segundo álbum a solo no final do mês, no qual propõe uma viagem por temas tradicionais, maioritariamente da Beira Baixa, e onde entrelaça a voz ao contrabaixo.
O rapper moçambicano Azagaia morreu aos 38 anos, anunciou na quinta-feira a Televisão de Moçambique (TVM) citando fonte familiar, sem esclarecer as causas da morte.
A obra conjunta dos artistas Alexandre Farto (Vhils) e Manuel Cargaleiro, “Mensagem”, estará em exposição no Museu Manuel Cargaleiro, em Castelo Branco, a partir do dia 16 de março, anunciou a Fundação Manuel Cargaleiro.
“Avalanche”, o novo álbum de TOMARA (Filipe C. Monteiro), no qual o músico se estreia na escrita de canções em português, é hoje editado e será apresentado ao vivo em abril em Lisboa e no Porto.
Ivandro, Pedro Abrunhosa, D.A.M.A e Marisa Liz integram o cartaz de espetáculos da edição deste ano da Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz (FIAPE), de 27 de abril a 1 de maio, revelou a câmara municipal.
As artistas portuguesas Carolina Deslandes e Bárbara Tinoco vão atuar juntas a 8 de julho no festival NOS Alive, no Passeio Marítimo de Algés, em Oeiras, no distrito de Lisboa, revelou esta semana a organização.
O concerto que os Xutos & Pontapés tinham marcado para 11 de março no coliseu de Elvas foi remarcado para 1 de abril por motivos de saúde do saxofonista Gui.
O Festival RFM Somnii vai levar à Figueira da Foz, em julho, “o que de melhor se tem vindo a produzir no mundo da música eletrónica”, com destaque para James Hype, Alok, Claptone e Oliver Heldens.
Os trabalhadores do grupo Media Capital, onde se inclui o canal TVI, vão avançar com uma greve em 15 de março, reivindicando, entre outras medidas, o aumento dos salários e do subsídio de refeição.
O projeto A Garota Não, de Cátia Oliveira, vai estar na Sala Principal do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, sábado às 21h00, para um concentro centrado no álbum “2 de Abril”, segundo o teatro.
Uma exposição com 30 obras de arte gótica provenientes do Museu Diocesano e da Catedral de Barcelona, em Espanha, vai estar patente no Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, entre 20 de abril e 3 de julho.
O projeto musical Surma, da portuguesa Débora Umbelino, e o filme “Ice Merchants”, do realizador português João González, integram o cartaz do festival norte-americano South By Southwest (SXSW), que começa hoje em Austin, capital do estado norte-americano do Texas.
O músico norte-americano Bob Dylan vai voltar a Portugal em junho para três concertos no Porto e em Lisboa, no âmbito da digressão “Rough and Rowdy Ways”, anunciou hoje a promotora.
A banda pop/indie Cassete Pirata vai fechar digressão ”A Semente”, nos próximos dias 29 e 30, com dois concertos, respetivamente, às 22h00, no Musicbox, em Lisboa, e às 21h00, nos Maus Hábitos, no Porto, anunciaram hoje os músicos.
O festival de Paredes de Coura juntou hoje ao cartaz da edição deste ano, que decorre entre 16 e 19 de agosto naquele concelho do distrito de Viana do Castelo, os nomes de Yo La Tengo, Snail Mail, Tim Bernardes e A Garota Não.
O Largo Residências, em Lisboa, vai acolher no domingo um concerto solidário para com as vítimas dos terramotos de fevereiro na Turquia e na Síria, cujas receitas revertem na íntegra para a associação turca Ahbap.
O fadista Carlos do Carmo (1939-2021) vai dar nome a um “passeio localizado na zona ribeirinha de Belém, entre o Terreiro das Missas e o Jardim das Docas da Ponte", em Lisboa, anunciou a Câmara da capital.
O músico Tó Trips decidiu “arrumar a casa” no final dos Dead Combo e o resultado é um álbum, “Popular Jaguar”, e um livro, “Ínfimas Coisas”, que marcam o final de um ciclo, mas também um recomeço na carreira do guitarrista.