Já noticiado aqui no Palco Principal em 2006, o Tenori On, aparelho idealizado por um esforço conjunto entre Toshio Iwai e a Yahama, sempre se assumiu como um sequenciador/instrumento completamente único e fora do vulgar, no entanto muito dispendioso também.

A versão original, o Tenori-On White, encontra-se disponível para venda desde 2007 por um valor a rondar os €730, o que tem afastado muitos dos seus potenciais compradores durante estes últimos anos. A empresa japonesa pretende no entanto inverter este cenário e anunciou o lançamento de uma nova versão mais leve e menos dispendiosa, apelidada de Tenori-On Orange, a qual será comercializada por aproximadamente €500. Assista em baixo a um vídeo de demonstração:

A grande diferença entre os dois modelos, passa pela incapacidade do Tenori-On Orange em trabalhar com uma bateria incorporada, perdendo a sua portabilidade,e as 256 LED’s laranjas apenas podem ser vistas de um dos lados do sequenciador, enquanto que na versão W, poderiam ser observadas por ambos. Segundo os seus criadores o Tenori-On Orange foi criado para produtores e trabalho de estúdio, enquanto que o Tenori-On White seria destinado para performances ao vivo.

Paulo Costa