Segundo declarações de Keuning à Australian Associated Press, o afastamento da banda dar-se-á imediatamente a seguir aos seus concertos na Austrália – os últimos da digressão de promoção a “Day & Age”, agendados para o próximo mês de Fevereiro.

“Não tenho a certeza se as pessoas têm noção disso, mas estes deverão ser os nossos últimos concertos durante algum tempo. Vamos fazer uma pausa”, disse, explicando que a banda está cansada, visto não parar há cerca de seis anos: ”Não fazemos uma pausa há algum tempo. Tem sido só fazer digressões e gravar discos sem parar. Foram aproximadamente seis anos sem interrupções. Parece que as pessoas esperam que façamos isso até morrermos, mas nós queremos algum tempo para descansar, para podermos ser nós próprios e fazer o que queremos fazer”.

O guitarrista descarta, contudo, a possibilidade da pausa se tornar definitiva. “Que eu saiba, não”, respondeu, quando questionado se a banda de Spaceman iria acabar de vez.

Recorde-se que os The Killers lançaram o seu mais recente disco de originais, “Day & Age”, em 2008, tendo passado a maior parte de 2009 na digressão de promoção ao álbum – digressão essa que passou por Portugal em Julho passado, aquando do festival Super Bock Super Rock Lisboa.

O último concerto do grupo liderado por Brandon Flowers deverá acontecer a 21 de Fevereiro em Melbourne, aquando do festival Good Vibrations.

Sara Novais