De acordo com a "Gigwise", o Spotify paga entre 0,006 e 0,0084 dólares aos titulares dos direitos sobre as canções sempre que uma faixa é ouvida online.

Se estes valores se traduzem num bom rendimento para bandas como os Arctic Monkeys (que amealharam cerca de 165 mil dólares só ao disponibilizarem para audição a faixa Do I Wanna Know, do seu último álbum), não surtem o mesmo efeito em bandas e artistas mais desconhecidos.

A informação foi revelada pela própria plataforma de streaming, num novo site, construído especificamente para os artistas que alojam – ou que estão a considerar alojar – a sua música no serviço.

Note-se que os Atoms For Peace, de Thom Yorke, têm sido uns dos principais opositores ao Spotify, tendo, inclusive, retirado a sua música da plataforma, com Nigel Godrich a afirmar que os novos artistas não são devidamente pagos com este modelo. “Aos novos artistas não é paga porra nenhuma com este modelo. Se não tentarmos tornar o serviço justo para os novos produtores de música e artistas, então a arte irá sofrer”, referiu em julho passado.