
“Evan Parker é uma referência do jazz a nível mundial”, salientou hoje à agência Lusa o presidente do Clube Jazz ao Centro (CJAC), Pedro Rocha Pereira, revelando que o “lendário saxofonista” vai atuar, no dia 31, às 19:00, no Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, “naquele que é um dos seus formatos prediletos: o solo”.
No dia seguinte, a encerrar mais uma edição do Jazz ao Centro – Festival Internacional de Jazz de Coimbra, o músico lidera a atuação do Evan Parker XJAZZ Ensemble, “um coletivo de 17 músicos nacionais de várias tendências” que, em 2012, “levou o jazz e a improvisação” à rede Aldeias do Xisto.
Na ocasião, o XJAZZ fez uma residência artística com Evan Parker em Pedrógão Pequeno, concelho da Sertã.
“O mesmo ensemble de improvisadores volta a reunir-se agora com o saxofonista, para a continuação desse trabalho e um novo concerto”, desta vez em Coimbra, no Teatro Académico de Gil Vicente (TAGV), no dia 01 de junho, às 22:00, segundo uma nota da organização.
O Zanussi 5, quinteto do compositor Per Zanussi, realiza três concertos, nos dias 30 e 31 de maio, às 23:00, e no dia 1 de junho, às 23:45, no Salão Brazil, em plena Baixa de Coimbra.
Ocupando diferentes locais da cidade, como o TAGV, o Centro Cultural D. Dinis, o Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, o Largo do Poço e o Salão Brazil, o programa produzido pelo CJAC “repõe, em 2013, as coordenadas que o tornaram numa referência a nível nacional, mas fá-lo numa perspetiva de profunda renovação”.
“É uma nova fase que se inicia na vida deste projeto, determinada pelo facto de esta associação gerir agora o seu próprio espaço público, o Salão Brazil”, refere a direção do CJAC.
No dia 30, às 19:00, no Centro Cultural D. Dinis, atuam Cláudio da Silva, José Valente e Sérgio Tavares.
No dia 1, às 15:00, no TAGV, a associação Saúde em Português promove um “concerto solidário”, assinalando o Dia Internacional da Criança, com “Banjazz - Um Bichinho esquisito”.
Um curso para divulgação deste género musical, intitulado “Jazz de A a Z”, será ministrado por António Branco, já começou no dia 04 e vai prolongar-se até 26 de maio, no Salão Brazil.
O festival inclui ainda dois lançamentos de livros, nos dias 30 e 31 de maio, sempre às 22:00, no Salão Brazil, da autoria de Rui Eduardo Paes e Ricardo Pinheiro, respetivamente.
O Largo do Poço acolhe, nos dias 31 de maio e 1 de junho, ao ar livre, as iniciativas Tone Downtown e Feira dos Sons - Warm-up by Sítio de Sons, organizadas, respetivamente, pelas escolas de jazz locais Tone Music School e Associação Cultural Sítio de Sons.
Esta edição do Jazz ao Centro, uma coorganização do CJAC e da Câmara de Coimbra, foi apresentada hoje, numa conferência de imprensa em que também participaram a vice-presidente da autarquia, Maria José Azevedo Santos, e representantes da Saúde em Português e da Caixa Geral de Depósitos, que apoia o festival.
Texto @Lusa/ Foto @ Richard Kaby
Comentários