A sociedade nasceu da admiração mútua entre Roberto e Eike, que partilham a paixão pelo Rio de Janeiro, o empreendedorismo e a vontade de construir um mundo melhor, tema que é, desde 2001, um dos pilares do Rock in Rio.

Roberto Medina permanece com a gestão dos festivais, assumindo a função de ‘chairman’ e diretor-presidente da nova empresa. A IMX Live atuará na estruturação financeira.

A parceria tem início imediato, contemplando as edições deste ano na Europa, que têm lugar em Lisboa (maio e junho) e Madrid (junho e julho). O Rock in Rio regressa ao Brasil em setembro de 2013, seguindo para a Argentina em outubro do mesmo ano.

“Sempre nos admirámos e quando nos conhecemos foi paixão à primeira vista. Pensando na marca Rio, no desenvolvimento de um mundo melhor, mais sustentável e igual para todos tornou-se imprescindível avaliar esta sociedade. Estamos a dar um salto para um reconhecimento global da marca, que hoje já é conhecida em diversas partes do mundo e que faz frente a eventos internacionais de peso”, explica Roberto Medina.

A partir desta sociedade, Roberto Medina e Eike Batista passam a explorar juntos todas as possibilidades de uma marca que leva o Rio no nome e exporta a imagem positiva da cidade, especialmente no momento promissor que o Rio de Janeiro vive, recebendo a Taça das Confederações, o Mundial de Futebol e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos.

“O Rock in Rio é uma marca mundial e ajudou a consolidar a imagem positiva do Rio de Janeiro no exterior. É um prazer fazer parte desta sociedade com o Roberto Medina e comprovar que temos capacidade e recursos, não só para sediar mega eventos, como também para exportar este produto”, afirma Eike Batista.

O Rock in Rio chegou ao continente europeu em 2004, quando teve lugar a primeira edição em Lisboa. Em 2008 foi realizado pela primeira vez em Madrid e, em 2013, estreia na Argentina, em Buenos Aires.

“O meu maior sonho é poder realizar o Rock in Rio nos Estados Unidos, berço da indústria fonográfica e dos grandes eventos de música do mundo. Esta sociedade com a IMX Live é mais um passo nesta direção. O Rock in Rio converteu-se num dos grandes operadores dentro do setor mundial de entretenimento, com intercâmbios e colaborações entre todos os mercados”, detalha Roberto Medina.

Roberto Medina define o Rock in Rio como uma plataforma muito valiosa e que coloca as marcas em evidência, fazendo-as interagir de forma única com o seu ‘target’ a partir de uma linguagem diferente e eficaz.

Por ser uma entidade valorizada pelo público, o evento investe numa plataforma de comunicação sem referências no mercado de entretenimento. Além de expandir fronteiras, o próximo passo da sociedade com a IMX Live está na exploração de outros desdobramentos da marca Rock in Rio.

Atualmente existem três produtos paralelos: “As Aventuras de Rock Rivers”, história em banda desenhada lançada em Lisboa e Madrid; a escola de samba carioca Mocidade Independente de Padre Miguel, que elegeu o Rock in Rio como tema para o próximo carnaval; e o musical Rock in Rio, que está a ser criado no Brasil e terá depois uma temporada europeia.

O objetivo dos desdobramentos é criar cada vez mais sinergias culturais e comerciais entre todos os países onde o evento é realizado, consolidando o Rock in Rio como marca global de entretenimento.