Lançamento da primeira grande iniciativa do projecto social do Rock in Rio-Lisboa 2008
Arranca hoje o concurso "Rock in Rio Escola Solar"? levando energia às escolas de todo o país
"¢ As 20 equipas vencedoras (1 por distrito e 1 por região autónoma) ganham bilhetes para o evento e as suas escolas painéis fotovoltaicos cuja produção de energia será vendida à rede pública e 100% dos recursos revertidos para projectos sociais;
"¢ O Rock in Rio, a SIC Esperança, o Ministério da Economia e Inovação e o Ministério da Educação juntam-se num projecto totalmente inovador que vai abranger todo o país, através de uma forte acção de sensibilização e mobilização ambiental e social nas escolas;
"¢ Trata-se de uma iniciativa sustentada cujos resultados sociais vão ter repercussões ao longo de 15 a 20 anos, integrando funções pedagógicas para alunos e professores;
"¢
Xutos & Pontapés juntam-se à iniciativa como embaixadores do Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008.
Lisboa, 02 de Outubro de 2007 - "Rock in Rio Escola Solar"? é o nome da primeira grande acção integrada no Projecto Social do Rock in Rio-Lisboa 2008, dedicado, este ano, à causa ambiental. O maior evento de música e entretenimento do mundo volta a Lisboa para a sua terceira edição em Portugal assumindo, mais uma vez, um verdadeiro compromisso social e ambiental utilizando o seu forte poder de comunicação para mobilizar crianças e jovens de todo o país. Conscientes da sua importância, os
Xutos & Pontapés associam-se a este movimento comprometendo-se a mobilizar todos os elementos das famílias portuguesas.
O concurso hoje lançado - "Rock in Rio Escola Solar"? - é um desafio às escolas do 2º e 3º ciclos do ensino básico e do ensino secundário de todo o país que deverão apresentar projectos que conjuguem benefícios de carácter ambiental e social habilitando-se, assim, a receber bilhetes para o Rock in Rio-Lisboa e, ainda, painéis fotovoltaicos que vão permitir gerar receitas para financiar vários projectos sociais a longo prazo, através da SIC Esperança, bem como os três melhores projectos apresentados a concurso através da venda da energia à rede pública.
Os bilhetes garantem a presença de 1.000 jovens das escolas vencedoras no maior evento de música e entretenimento do mundo - cada uma ganha 50 bilhetes e 50 kits com cadernos, t-shirts e diploma Rock in Rio. Já os sistemas fotovoltaicos, com uma capacidade de até 3,5 kWp cada, para além de fonte de receita, vão permitir, ainda, divulgar a temática das energias renováveis e das alterações climáticas junto do público jovem. A vertente pedagógica é fundamental: os sistemas fotovoltaicos instalados serão complementados com terminais informáticos para que todos possam monitorizar online os resultados de produção de energia dos sistemas de cada escola e, ao mesmo tempo, aceder a informação útil sobre questões relacionadas com a utilização racional de energia e com as alterações climáticas.
As inscrições dos projectos a concurso decorrem até 30 de Outubro e deverão ser efectuadas através do site oficial do Rock in Rio, em
www.rockinrio-lisboa.sapo.pt - onde também está disponível o regulamento e a ficha de inscrição. O contacto com a organização do concurso devem ser feitos através do email:
escolasolar@rockinrio-lisboa.com.
Os projectos deverão ser apresentados até ao final do corrente ano para análise de um júri constituído por elementos de todas as entidades envolvidas: Rock in Rio, SIC Esperança, Ministério da Economia e Inovação e Ministério da Educação/DGIDC, Conselho das escolas e Patrocinador Social do Rock in Rio-Lisboa.
São admitidos a concurso projectos que visem a eficiência energética e a redução de emissões de gases com efeito de estufa em estratos mais carenciados da comunidade local e que contem com o envolvimento de uma IPSS ou entidade local sem fins lucrativos. Além disso, os projectos apresentados deverão poder ser implementados até ao final do ano lectivo 2007/ 2008.
A acção agora apresentada vai ao encontro da temática e objectivos definidos pela organização do Rock in Rio-Lisboa 2008 para o seu projecto social: consciencialização, sensibilização e acção de toda a população no que respeita às Alterações Climáticas.
Este momento marca o início de um verdadeiro movimento social, capitalizando o poder de comunicação do Rock in Rio, dos seus patrocinadores e parceiros e das instituições e personalidades nacionais e internacionais envolvidas com o projecto. O grande objectivo é mostrar que o mundo já está a mudar, e que é fácil colaborar com um clima e um futuro melhores, convidando os portugueses, de todas as idades, a mudarem as suas atitudes e comportamentos. E, assim, demonstrar que juntando vontades de tantos interlocutores de relevância nacional para passar a mesma mensagem ao mesmo tempo se pode, de facto, fazer a diferença.
O Rock in Rio-Lisboa é muito mais do que um espectáculo de música: é um evento catalisador de emoções e um mobilizador social. Depois de duas edições com enorme sucesso, o Rock in Rio-Lisboa volta a Portugal nos dias 30 e 31 de Maio, 6, 7 e 8 de Junho de 2008, em Lisboa. Espanha recebe o evento logo depois, a 27 e 28 de Junho, 4, 5 e 6 de Julho, em Madrid.
Mais informações sobre o "Rock in Rio Escola Solar"? podem ser consultadas em
www.rockinrio-lisboa.sapo.pt.
Sobre o Rock in Rio:
O Rock in Rio é o maior evento de música e entretenimento de todos os tempos, contando já com cinco edições que reuniram mais de quatro milhões de pessoas: 1985, 1991 e 2001, no Rio de Janeiro (Brasil) e 2004 e 2006, em Lisboa (Portugal). Utilizando a música como linguagem universal que une as pessoas em todo o mundo, o Rock in Rio é um veículo de comunicação de emoções.
Um dos seus pilares é o Projecto Social. Lançado em 2001, no Rio de Janeiro, o Projecto "POR UM MUNDO MELHOR" nasceu para, através da música, chamar a atenção das pessoas e sensibilizá-las para que ajudem a melhorar as condições sociais através das mais simples atitudes quotidianas. Em cinco edições, milhares de jovens e crianças no Brasil, em Portugal e em diversos outros países, foram beneficiados pelas doações provenientes das vendas de ingressos do evento e das acções promovidas pelos seus parceiros, que hoje somam cerca de 2 milhões de euros. O maior evento de música e entretenimento do mundo elegeu as alterações climáticas como tema central do seu Projecto Social, Por Um Mundo Melhor, das próximas edições, marcadas para 30 e 31 de Maio, 6, 7 e 8 de Junho de 2008, em Lisboa, e 27 e 28 de Junho, 4, 5 e 6 de Julho, em Madrid.
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