A última vez que os Arctic Monkeys, liderados por Alex Turner, estiveram em Portugal foi há dois anos, precisamente no SBSR. Na altura, traziam na bagagem “Suck it and see”, o quarto álbum.

Desta vez, já deverão apresentar alguns temas de "AM", álbum que sairá a 09 de setembro, e cujo primeiro single, “Do I wanna know”, já foi divulgado.

Os Arctic Monkeys encerram hoje as atuações no palco principal, onde irá atuar também Azealia Banks que, apesar de ainda não ter lançado o disco de estreia, já conta no currículo com vários temas que foi colocando na Internet e que fizeram com que fosse considerada uma das novas sensações do rap.

No mesmo palco atuam também o guitarrista dos The Smiths, Johnny Marr, que lançou, no início deste ano, o primeiro álbum a solo, “The Messenger”, e o grupo punk feminino português Anarchicks, com as canções do álbum de estreia “Really?!”.

Para o segundo palco do festival estão marcadas as atuações dos britânicos Toy, dos dinamarqueses Efterklang, do canadiano Owen Pallett e do português Kalú, baterista dos Xutos & Pontapés, que se estreou recentemente a solo.

No Palco Antena3, dedicado às novas bandas e músicos portugueses e a sonoridades mais eletrónicas, atuam hoje os Trêsporcento, Mazgani, Kinetic, Freshkitos, Expander, Nina Kravitz e Bem Klock B2b Marcel Dettmann.

A 19.ª edição do festival decorre até à madrugada de domingo, na Herdade do Cabeço da Flauta, perto da praia do Meco, mas a zona de campismo - contígua ao recinto - já abriu na quarta-feira, para quem comprou o passe de três dias.

O recinto, que tem sido criticado pelos espetadores, nomeadamente pelo pó, pela acumulação de lixo na zona de campismo e pelos acessos congestionados, deverá registar novas melhorias com a ampliação de área relvada, reforço das estruturas de higiene e zonas de estacionamento, disse à Lusa o promotor Luís Montez.

Apesar de estar a registar vendas de bilhetes superiores a 2012, a organização decidiu fixar a lotação máxima em 30.000 pessoas.

O promotor apela aos espetadores para que optem pelos transportes públicos, porque o acesso ao recinto do festival se faz apenas por uma estrada, rumo à localidade de Alfarim, perto da Praia do Meco, na região de Sesimbra.

Todas as informações sobre acessos, transportes públicos e campismo podem ser consultadas em www.superbocksuperrock.pt.

O recinto vai abrir as portas às 16:00.

@Lusa