Destes 145 jovens maestros, um júri irá escolher os dez semifinalistas que prestarão provas entre 15 e 18 de maio, no âmbito do IV Festival para um Instrumento, este ano dedicado à orquestra, que decorrerá no Teatro Municipal de S. Luiz, em Lisboa.

Os 10 candidatos irão dirigir a OML em ensaios abertos ao público e, posteriormente, em concerto. Entre estes, o júri elegerá três finalistas para novas provas com orquestra e solista.

O vencedor, que receberá o Prémio Caixa Geral de Depósitos, apresentar-se-á num concerto único à frente da OML, no dia 18 de maio, no palco principal do São Luiz, e será convidado a apresentar-se na programação da temporada 2013/2014 da orquestra.

O júri que selecionará os 10 finalistas é constituído pelos maestros Cesário Costa e Joana Carneiro e pelo violinista Aníbal Lima.

Além de Portugal candidatam-se jovens maestros do Japão, Coreia do Sul, EUA, Brasil, Letónia, Itália, Espanha, Alemanha, Rússia, Áustria, entre as 35 nacionalidades registadas.

O concurso destina-se a maestros em início de carreira, até aos 35 anos de idade, e é apresentado pela OML, que o organiza, como “uma oportunidade rara para quem tenta começar na área da direção musical”.

“Este concurso pretende por isso abrir mais uma janela para o aparecimento de novos valores, portugueses ou não, dando ainda mais amplitude ao plano pedagógico e prático da Metropolitana, e pensando também a sua projeção internacional”, lê-se no comunicado enviado à Lusa.

No comunicado afirma-se que este concurso permite “a revelação de talentos, designadamente, no domínio de uma das disciplinas mais exigentes da interpretação musical, cuja vitalidade tem sido crescente no decorrer dos últimos anos”.

Neste sentido, sublinha o comunicado a ligação entre a Academia Nacional Superior de Orquestra (ANSO) e a OML, que “tem sido fundamental, em termos da transformação da realidade cultural nacional”.

Nas anteriores edições dedicadas ao piano, ao violino e à flauta, foram vencedores, respetivamente, Paulo Oliveira, Ana Pereira e Rui Borges Maia.

@Lusa