Até março, o aeroporto de Lisboa estará a promover um programa de iniciativas culturais e criativas "assente na lógica de promoção da identidade Portugal em diferentes domínios", como a música, gastronomia, tradições, dança ou design, explica a ANA em comunicado.

Bimestralmente haverá uma exposição com a duração de dois meses, apontamentos musicais com a duração de um dia, demonstrações de artesãos, entre outras iniciativas.

A entidade que faz a gestão do aeroporto de Lisboa adianta ainda que este programa inclui também semanas gastronómicas, lançamentos de livros com sessões de autógrafos e a realização de residências artísticas, entre outros.

O Teatro Nacional de São Carlos é parceiro da ANA - Aeroportos de Portugal neste programa, como a própria refere no mesmo comunicado, e no próximo domingo estreia a utilização do espaço do aeroporto nesta vertente cultural com um concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa, conduzida pelo maestro António Victorino de Almeida.

A ANA salienta ser "importante" que os aeroportos tenham "cada vez mais algo memorável e diferenciador, em contraponto com a massificação" e destaca que a implementação de um programa de mostra de várias áreas das Indústrias Culturais e Criativas portuguesas surge como forma de dar resposta a uma necessidade "valorizada pelos passageiros, conforme dados do último inquérito de avaliação da satisfação".

O programa será dinamizado em vários espaços do aeroporto, como as áreas públicas (zona das chegadas e das partidas) e áreas reservadas a passageiros com cartão de embarque (zona partidas/trânsitos e chegadas).

Foto: Lusa