O sucessor de “Fados da Tristeza Alegre” (2006) conta com as colaborações de Carlos do Carmo e Mafalda Arnauth e, entre os compositores e letristas, de Tiago Machado, Boss AC, Tiago Torres da Silva e Inês Pedrosa.

“Tantas Lisboas” apresenta alguns clássicos – como o lendário Fado do Estudante (interpretado por Vasco Santana no filme “A canção de Lisboa”) – e muitos originais, incluindo dois temas com música composta pelo próprio Marco Rodrigues

A cidade de Lisboa está presente, naturalmente, em muitas das canções do álbum. De todas elas, Marco Rodrigues destaca O Homem do Saldanha, um dueto com Carlos do Carmo, com letra de Boss AC e música de Tiago Machado.

“O meu novo álbum não tem só de fado nem tem só instrumentos de fado. Eu canto fado, vivo do fado, mas não estou (apenas) no fado”, diz Marco Rodrigues sobre o disco. “Canto fado há mais de dez anos, mas também gosto da canção, a canção tal como entendida muitas vezes pelo Carlos do Carmo, o Paulo de Carvalho ou o Fernando Tordo; uma canção que pode manter uma matriz de fado mas ter uma abertura musical diferente”, conclui.

Sara Novais