Fonte da autarquia disse à agência Lusa que o concerto decorrerá no Largo do Intendente, por onde irão passar ainda JP Simões, Anamar, Nuno Duarte e Vasco Duarte (a dupla de Homens da Luta), Alexandre Cortez (Rádio Macau), Tiago Bettencourt, João Pedro Almendra (Punk Sinatra), Rita Redshoes, Celina da Piedade e as Anarchicks.

"É uma homenagem que a rapaziada do rock decidiu fazer ao Lou Reed. É um dos artistas mais influentes do rock que dizia que o sucesso de uma banda não se media pelos gritos nos concertos, mas pelo número de pessoas que formavam novos grupos depois de a ouvirem", afirmou à agência Lusa o músico Nuno Duarte (Jel), um dos promotores da homenagem.

No concerto participarão ainda Armando Teixeira (Balla), Pedro Lousada (Blasted Mechanism), Manuel Fúria, Samuel Úria e os bateristas Samuel Palitos (A Naifa) e David Pires (Os Pontos Negros), mas "é natural que o número aumente até sexta-feira", referiu. Os artistas irão interpretar apenas repertório de Lou Reed e dos Velvet Underground.

O dia 1 de novembro, sexta-feira, Dia de Todos os Santos, "é uma homenagem aos que já partiram, neste caso o Lou Reed. É quase como uma beatificação", sublinhou o músico português.

Lou Reed morreu no domingo aos 71 anos, meses depois de ter sido submetido a um transplante de fígado. A solo ou com os Velvet Underground, Lou Reed influenciou várias gerações de artistas e "ajudou a moldar o rock n'roll", como escreveu no domingo o New York Times.

@Lusa