«Ao ataque meus piratas!» - O mítico grito, certamente repetido vezes sem conta lá pelas bandas das Caraíbas, vai voltar a fazer-se ouvir, a partir de um barco – o nome até parece inventado, mas é real: Príncipe Perfeito – que no dia 12 de Junho entre as 18h00 e as 3h00 lançará âncora a meio do Tejo para servir de base de operações para um assalto às ondas de rádio de Lisboa.

Em 2009, uma emissão de rádio de 10 horas foi lançada a partir do Palácio de Santa Catarina, no Adamastor, recebendo dezenas de artistas e recolhendo o aplauso de milhares de pessoas que saíram à rua para celebrar a mais longa noite de Lisboa. Agora, o Red Bull Music Academy Radio Pirate Popular Soundclash regressa com novas propostas.

A Red Bull Music Academy Radio montará um estúdio de rádio por onde passarão novas promessas e certezas absolutas da música nacional. A animação será conduzida pelos Piratas Radiofónicos Violet, DJ Mpula e Rui Miguel Abreu – três vozes diferentes, com rotas de navegação também diferentes, mas com a mesma vontade de impôr a festa em Lisboa.

A ementa de sabores será variada e irá do fado ao funk, do dubstep ao reggae, do rock e da folk até ao techno e ao electro.
Todos irão subir a bordo do navio que levará a celebração do Santo António até ao centro do Tejo, na rádio (Frequência Pirata em 99.0FM e em diferido na Antena 3), na internet (via live streaming no website da Red Bull Music Academy), nos soundsystems montados nos Miradouros do Adamastor e de São Pedro de Alcântara ou em cada esquina, janela, viela e automóvel onde haja um par de colunas ligadas nesta frequência de celebração, a certeza será apenas uma: a de que os piratas vão voltar a invadir Lisboa por uma noite, com uma emissão de 9 horas, ritmos arrasadores, músicos, djs e mcs em perfeita união.

Se a festa no Príncipe Perfeito vai ser rija, não será menos intensa no miradouro do Adamastor – ponto central de outros Popular Soundclashes no passado – e no renovado miradouro de São Pedro de Alcântara.
O triângulo desenhado entre estes dois pontos e o barco ancorado no Tejo vai ser mais magnético do que o das Bermudas – 2 hosts, Sir Scratch e Bob da Rage Sense, vão animar o público em permanente ligação ao estúdio montado no Princípe Perfeito, via vídeo e áudio, para que não se perca pitada da festa que se vai espalhar por Lisboa.

99.0 - Essa é a sintonia que importa memorizar para no dia 12 de Junho estar a par de todas as movimentações piratas em Lisboa. Há outros focos de informação, como o jornal "Pirate Waves", que será distribuído por toda a cidade (são 20 mil exemplares), e que no dia da “invasão pirata” estará disponível nos Miradouros de São Pedro de Alcântara e Adamastor.

Como animação extra nos miradouros do Adamastor e de São Pedro de Alcântara, haverá ainda a intervenção de Xavier Almeida, artista plástico que é igualmente o último convidado para este assalto pirata às ruas de Lisboa. Trata-se de um artista natural de Ovar, licenciado em arquitectura e com um apropriado mestrado em Manifestações Artísticas Não-Institucionais no Espaço Público Urbano. A obra de Xavier estará bem visível, mas o local ainda não foi divulgado.

Os piratas estão a chegar

A bordo do Príncipe Perfeito está tudo preparado: há gira-discos e mesas de mistura, leitores de cds e laptops, microfones, guitarras e samplers e sobretudo muitas gargantas afinadas.
Da guitarra portuguesa de M-Pex até ao quissange amplificado do Sistema Sonoro da Fazuma, da reinvenção da língua portuguesa da Flor Caveira e da Amor Fúria até ao crioulo dos Nigga Poison, do reggae de Prince Wadada ao kuduro do M.O.T.E - Movimento de Organização Terrorista da Enchufada, dos grooves sinuosos dos Orelha Negra e dos Terrakota até às batidas futuristas dos Octa Push, passando pelas visões funky dos Soulbizness e Lisboa Sport Clube de Funk, pelas movimentações de pista dos Discotexas e Mega Bass Club e indo até às experiências do Uncommon Ground Music Lab, à exploração das baixas frequências pela Unidade Sonora e ás rimas inflamadas dos Tribruto e Dj G.I.Joe – a verdade é que não vai faltar munição para este bombardeamento sonoro.

Toda a cidade vai poder ouvir, para lá dos Miradouros, com vários covis associados à emissão no Bairro Alto, Bica, Cais do Sodré, Chiado, Parque das Nações e Santos. Mas o mundo também vai poder ligar-se: durante uma hora, a emissão estará a ser difundida ao vivo em www.redbullmusicacademyradio.com.