
Alex Bugnon, um pianista de jazz, comunicou a morte do seu tio esta quarta-feira. Bugnon escreveu na sua página no Facebook: “O Donald faleceu este segunda-feira em Delaware, onde vivia. O seu funeral vai ser realizado em Detroit durante a próxima semana. Não tenho mais paciência para este secretismo desnecessário por parte da família mais próxima”.
Donaldson Toussaint L'Ouverture Byrd II nasceu em 1932, na cidade de Detroit, e começou a sua carreira com os Art Blakey's Jazz Messengers durante os anos 1950, atuando ao lado de outros gigantes do jazz como John Coltrane, Sonny Rollins, Thelonious Monk e Herbie Hancock.
Apesar das suas raízes se encontrarem no bebop, tornou-se, posteriormente,igualmente referenciado na soul, funk e em especial no jazz de fusão. Byrd assinou pela editora de jazz Blue Note, tornando-se num dos seus principais artistas. O seu álbum "Black Byrd", de 1973, tornou-se no registo mais vendido pela editora.
Byrd tornou-se numa influência para milhares de músicos, tendo sido samplado por artistas como Guru,Public Enemy, Nas, the Pharcyde, Del Tha Funkee Homosapien e ainda o produtor de house Armand Van Helden.
Paulo Costa
Comentários