![Hélder Moutinho apresenta disco em três espetáculos na Bélgica](/assets/img/blank.png)
O fadista, que será acompanhado por Ricardo Parreira, na guitarra portuguesa, Marco Oliveira, na viola e Ciro Bertini, no baixo, inicia esta mini digressão nesta quinta-feira no Bozar, em Bruxelas. Da capital belga, o criador de “Noite em claro” segue para a região da Flandres, onde atua em Leopoldsburg, na sexta-feira no Centro Cultural local, e no dia seguinte no Handelsbeurs, na cidade de Gent.
Esta não é a primeira vez que o fadista, e também poeta e produtor de espetáculos, atua na Bélgica, onde se apresentou o ano passado integrado no Quinteto Lisboa, e atuou a solo em 2008.
Helder Moutinho disse à agência Lusa que “1987” conta “quatro histórias que se cruzam num palco”, sendo cada história de uma autor: João Monge, José Fialho, Pedro Campos e o próprio Hélder Moutinho. "O disco está estruturado em quatro histórias de quatro autores - um deles sou eu, e os outros, meus contemporâneos, são o José Fialho, o Pedro Campos e o João Monge , mas, ao contrário do CD, em que as letras são sequenciais, no palco irei cruzá-las", explicou o fadista.
Os seus poemas respondem a um mote autobiográfico, “os dias da Liberdade”, os de Pedro Campos, “imaginam a vida da ‘Maria da Mouraria’, enquanto os de João Monge contam ‘a história de um desencontro’ e os de José Fialho, que se estreia como letrista, relatam ‘a ressaca de uma relação, explicou o fadista de 44 anos.
A maioria das composições são originais, tendo o fadista registado apenas duas melodias tradicionais, o Fado Menor (popular) e o Esmeraldinha, de Júlio Proença. As composições inéditas são assinadas por autores como João Gil, Marco Oliveira, Frederico Pereira e o próprio Helder Moutinho. Pedro Campos assina todas as músicas das suas letras. O álbum foi gravado no Palácio dos Marqueses de Tancos, no bairro lisboeta da Mouraria, e foi produzido por Frederico Pereira.
Helder Moutinho gravou o primeiro álbum, "Sete fados e alguns cantos", em 1999, cinco anos depois da sua estreia como fadista. Além de intérprete e poeta, cantado por outros fadistas, nomeadamente Mísia, Maria Amélia Proença, Joana Amendoeira e Marco Oliveira, Helder Moutinho é também produtor musical e agente artístico, organizando, entre outros eventos, as noites de fado no Castelo de S. Jorge, em Lisboa, por ocasião das Festas da Cidade.
@Lusa
Comentários