A decorrer entre os dias 8 e 17 de novembro, a 21ª edição do Guimarães Jazz é reforçada pela Capital Europeia da Cultura Guimarães 2012 mas, de acordo com um dos responsáveis pelo evento, José Bastos, "as linhas de orientação do festival não foram alteradas" por força da integração no evento.

Com um orçamento em 2012 que "ronda os 185 mil euros", este é um festival internacional de jazz organizado em parceria pela Câmara Municipal de Guimarães, a cooperativa Oficina e a Associação Convívio.

"Temos um programa ambicioso, à semelhança de edições anteriores. Há uma continuidade na aposta de afirmação do Guimarães Jazz como um festival de referência no panorama nacional e internacional", afirmou o responsável pela Oficina, José Bastos.

A integração do Guimarães Jazz na Capital Europeia da Cultura valeu ao evento um reforço de 100 mil euros para as edições de 2011 e de 2012, mas, afirmou José Bastos, "não alterou" o conceito do festival.

"Não fazia sentido apostar tudo em 2012 para depois baixar de patamar nas edições seguintes. O Guimarães Jazz já atingiu um elevado patamar de qualidade, reconhecido por todos, e não teria sentido alterar por um ano esta medida", explicou.

De acordo com o responsável, "em 2012 o festival continua a prosseguir na ambição de procura de novas configurações para cumprir o objetivo de promoção do conhecimento do jazz", apontando como exemplo os projetos TOAP e a big band da ESMAE.

Quanto à programação, destaque para o concerto de abertura com Herbie Hancock, que apresenta um espetáculo que percorre a sua longa carreira com "digressões pelos mais diversos territórios musicais contemporâneos, regressando aos fundamentos mais básicos, pessoais e íntimos da sua obra".

Enfoque também para o concerto do guitarrista Bill Frisell, numa parceria com o artista Bill Morrison intitulada "The Great Flood".

A destacar ainda o concerto de homenagem ao compositor George Enescu pelas mãos do pianista Lucian Ban, com "Enesco Re-Imagined". Em palco, além do pianista, estarão o saxofonista Tony Malaby, o trompetista Ralph Alessi e o contrabaixista Mark Helias.

O Guimarães Jazz encerra com o trompetista Randy Brecker a 17 de novembro, acompanhado da big band alemã WDR, fundada nos anos 1960.

"Além dos concertos, haverá ainda ‘jam sessions’ e outras atividades complementares que vão espalhar o jazz pela cidade", apontou Bastos.

O programa completo do Guimarães Jazz já está disponível na página do Centro Cultural Vila Flor em www.ccvf.pt

@SAPO com Lusa