
Até domingo, o cartaz do evento integra, entre outras propostas, espetáculos de Gabriel O Pensador, Orelha Negra, Dubtonic Kru e dezenas de outros artistas, bandas e DJs, assim como etapas dos campeonatos nacionais de bodyboard, longboard e stand-up paddle. Integra ainda provas de skate, aulas de desportos aquáticos, workshops de pranchas, limpezas de praia, insufláveis infantis e uma feira de artesanato.
Nuno Amaro, que coordena todo o programa, sublinha à agência Lusa que "este não é apenas um festival de música", porque, das mais de 20.000 pessoas aguardadas no evento, o esperado é que "fiquem a dançar à noite, mas se levantem cedo para praticar desporto e para contribuir para os projetos de caráter social que fazem parte da iniciativa".
Essa componente solidária já permitiu, nas anteriores edições do evento, reunir, por exemplo, mais de três toneladas de alimentos para famílias carenciadas. A expectativa é agora a de que, até ao próximo dia 18, domingo, se possam ultrapassar as quatro toneladas, estando previsto, aliás, que o bilhete diário para o concerto de Gabriel O Pensador possa ter um preço especial para os compradores que entreguem à organização um quilo de alimentos.
"Além disso, também temos um projeto especial de Surf Adaptado, para pessoas com deficiência, e outro mais vocacionado para crianças que, em condições normais, não teriam possibilidade de experimentar o surf", acrescenta Nuno Amaro.
Toda essa oferta justifica o envolvimento de uma comunidade de visitantes que, na maioria dos casos, permanece em Cortegaça durante toda a semana para usufruir do que o responsável pelo evento descreve como "uma paisagem especial, que combina no mesmo local praia, natureza, surf noturno e atividades artísticas".
Essa localidade de Ovar transforma-se assim "na vila do Surf" e Nuno Amaro garante: "Toda a gente ganha com isto. Talhos, restaurantes, cafés, supermercados - todos faturam a dobrar nesta semana e há estabelecimentos onde as prateleiras ficam vazias".
O potencial social e económico do festival é "tão significativo" que, para a edição de 2014, está já a ser estudada a hipótese de alargar o evento às outras praias do concelho de Ovar. "É preciso promover esta cultura de vida saudável", defende o coordenador do projeto. "Saudável e solidária", acrescenta.
A edição de 2013 do Surf at Night integra várias outras propostas até domingo, com um programa de atividades que arranca sempre às 09:00 e se prolonga até à madrugada, com diferentes alternativas diárias. Mais detalhes sobre essa oferta podem consultar-se no site www.surfatnight.org.
@Lusa
Comentários