O evento mantém a sua linha conceptual: apresentar nomes e projectos musicais que se destacaram na cena nacional no ano anterior, focando a programação nas movimentações emergentes da electrónica, da improvisação, do rock e do jazz, dando destaque à qualidade e ao contributo para a vitalidade criativa da música feita em Portugal.

Nesta quinta edição, o Rescaldo apresenta uma programação pluridisciplinar com cruzamentos entre a música, a literatura e as artes visuais: nove concertos, o lançamento de um livro, duas exposições, e um DJ Set.

Por ocasião do festival será ainda lançada uma nova editora, Shhpuma, que vem preencher um papel na edição e promoção da música.

Criada como um prolongamento da Clean Feed, editora reconhecida internacionalmente pelo seu catálogo na área do jazz contemporâneo, a nova editora herda a década de experiência e know-how que a Clean Feed acumulou para fazer chegar esta linha musical aos circuitos internacionais. Shhpuma marca a sua estreia com a edição do primeiro álbum de Pão, com título homónimo, e o álbum «Guitar Soli for the Moa and the Frog» de Filipe Felizardo.

Em edições anteriores, passaram pelo palco do Rescaldo nomes como Tiago Sousa, Sunflare, Filipe Felizardo, Sei Miguel, Rodrigo Amado Motion Trio, Joana Sá, Manuel Mota, Red Trio, Coclea, Pão, Pedro Gomes/Ferrandini, entre muitos outros.