
O termo “acusmático”, genericamente usado para definir sons de proveniência desconhecida, é atribuído a Pitágoras que, alegadamente, enquanto dava aulas se escondia atrás de uma cortina negra para evitar que os seus gestos e movimentos distraíssem os alunos.
Séculos mais tarde, o termo seria utilizado para designar concertos onde se ouve música mas não há músicos, que é o que a Digitópia, plataforma digital da Casa da Música se propõe levar até ao edifício Axa, na Avenida dos Aliados.
Desde hoje até ao dia 28 de setembro, todas as sextas e sábados às 21:30, 22:00 e 22.30 15 pessoas poderão instalar-se na torre do edifício para escutar peças que fazem parte da história da música eletrónica/concreta, com cerca de vinte minutos e espacializadas para um sistema de quatro colunas.
Alguns dos primeiros concertos, em que será possível escutar “Ambient 4” de Brian Eno já se encontram esgotados, revelou uma fonte da Casa da Música à Lusa. A partir de agosto vai ser possível ouvir obras de Stockhausen, Raymond Scott e de Pierre Schaeffer e Pierre Henry.
@Lusa
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