
O Dia Internacional do Jazz foi lançado em 2012 pela UNESCO para promover uma expressão musical que simboliza "a paz e a unidade", mas este ano a organização quer aproveitar a efeméride para afirmar a importância do jazz nos movimentos de luta pela liberdade. "Onde há pessoas que lutam pela liberdade, o jazz está quase sempre", afirmou Neil Ford, porta-voz da UNESCO, na mensagem oficial deste dia.
Já a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, considera que o jazz é "a linguagem universal da paixão e da benevolência, que une populações de culturas, religiões e nacionalidades diferentes", lê-se no comunicado divulgado esta semana.
Em Istambul, cidade turca que faz a ponte entre a Europa e a Ásia, estarão concentrados vários eventos, sobretudo concertos e debates, apadrinhados pelo compositor Herbie Hancock, embaixador oficial do Dia Internacional do Jazz.
É lá que estarão Milton Nascimento, a contrabaixista Esperanza Spalding, o pianista Ramsey Lewis, as cantoras Joss Stone e Diana Reeves, o cantor Al Jareau, o trompetista Terence Blanchard ou o saxofonista Branford Marsalis.
Em Portugal, a comissão nacional da UNESCO atribuiu o selo de "evento comemorativo" ao festival Estoril Jazz, que decorrerá em maio.
Na terça-feira, o Hot Clube de Portugal (HCP) terá concertos de formações musicais de alunos da escola HCP no cinema São Jorge, em Lisboa, e ao final da tarde haverá uma aula aberta de história do jazz nos espaços do clube com o histórico contrabaixista Bernardo Moreira.
A partir das 22:30, o mais antigo clube de jazz da Europa terá uma maratona de concertos com músicos como Afonso Pais, Paula Oliveira, Nelson Cascais e Massimo Cavalli.
Os alunos da escola do HCP também atuarão na estação de metro Baixa-Chiado, em Lisboa, num concerto em simultâneo e em diálogo em direto, por transmissão vídeo, com o Brasil com alunos da Faculdade de Música Souza Lima, de São Paulo.
Este concerto transatlântico insere-se nas iniciativas do ano do Brasil em Portugal.
O Cascais Jazz Club terá um concerto do Trio de George Steves, com a cantora Maria Anadon.
Na Universidade de Aveiro, onde está situado o Centro de Estudos de Jazz, haverá uma aula de voz com a cantora de Jacinta e outra de piano com o pianista Filipe Melo, além de uma conferência dos investigadores envolvidos no projeto de estudo "Mensageiros do Jazz: a importância dos divulgadores no percurso do Jazz em Portugal no século XX".
No Porto, a cantora Isabel Ventura, acompanhado de um trio, apresentará no Teatro Rivoli o álbum "Encontro em dois momentos", no qual interpreta "standards" e temas portugueses.
A sul, o contrabaixista Zé Eduardo será um dos protagonistas de uma maratona no Teatro Lethes, de Faro, em formato quarteto, com a cantora Viviane, ao qual se juntarão ainda o trio de Paulo Luz, o quarteto de Genoveva Faísca e o músico João Frade.
@Lusa
Comentários