Na noite de 20 de dezembro, a banda afirma que se irá fechar um ciclo e irão partilhar segredos guardados desde o primeiro espetáculo “TascasTour”, musical portátil, de 2002, até “TascaBeat o sonho português”, lançado em 2009.

Para 2013 pode estar na calha três novas cantigas, a ser reveladas no concerto no São Luiz Teatro Municipal, em Lisboa.

Os OqueStrada nasceram em 2001 e deram o primeiro concerto oficial na primavera de 2002. Nos anos seguintes, esta orquestra de bairro, com origem na margem sul do Tejo, vadiou por Portugal e "orquestrou um novo paradigma na música que se fazia no país, ao espalhar, ano após ano, sementes para a criação de um inovador movimento acústico urbano", consideram.

Em 2009, lançam o primeiro registo de originais “TascaBeat o sonho português". Iniciaram, oficialmente, uma carreira internacional, conquistando um lugar no circuito musical europeu, com mais de 100 concertos em festivais de renome ao lado das novas e antigas estrelas da world e da pop music.

Pablo (contrabacia), João Lima (guitarra portuguesa) e Miranda (voz) formam os OqueStrada, "sempre rodeados de um refinado 'gang' de brilhantes e surpreendentes músicos vindos das mais variadas castas", referem. Marina Henriques e Nelson Almeida (acordeão), Moisés Fernandes (trompete) e os Fadistas de Garra vão marcar presença na celebração dos dez anos de d'strada.

O concerto no Teatro São Luiz, em Lisboa, faz parte da programação do Temps D´Images em 2012, iniciativa que, de acordo com o Teatro, pretende apresentar projetos artísticos que cruzam a imagem em movimento com a performance.