Os vinhos “Desnorteado” são do Alentejo, de "vinhas plantadas em Reguengos de Monsaraz", e foram pensados e elaborados em parceria com o enólogo Luís Duarte, que tem uma forte ligação profissional com aquela região.

O lançamento destas bebidas com o selo dos GNR terá lugar no jantar marcado para a Casa da Música, em que serão conhecidos os 10 melhores vinhos portugueses de acordo com o painel de críticos da revista Wine, da própria Essência do Vinho.

O “Desnorteado in Vivo” terá um preço de venda ao público de cerca de 15 euros e o “Estúdio” andará pelos 18 euros.

O jantar e a cerimónia de entrega de prémios incluirão ainda a entrega dos troféus aos vencedores portugueses dos Best of Wine Tourism 2013 atribuídos aos produtores durienses Quinta do Vallado e Quinta do Crasto e ao Hotel The Yeatman.

Numa altura em que celebra 30 anos de carreira, o grupo de Rui Reininho, Jorge Romão e Tóli César Machado vai também encerrar essa noite com uma atuação em formato acústico que surge dias antes dos espetáculos "Afetivamente", no Coliseu do Porto, no dia 15, e no Centro Cultural de Belém, a 16.

A Essência do Vinho, um evento organizado pela empresa homónima em parceria com a Associação Comercial do Porto, decorrerá entre os dias 7 e 10, no Palácio da Bolsa. Haverá 3.000 vinhos em prova e estarão presentes 350 produtores nacionais e estrangeiros, segundo a organização.

"Vinhos amigos da ‘troika’!" é a designação de uma das cerca de 20 provas distribuídas pelos quatro dias do evento, marcada para o dia 8, entre as 18:00 e as 18:30.

A organização diz que essa prova visa mostrar que há vinhos que têm "um preço acessível e que à mesa se comportam lindamente, procurando desmistificar aquela ideia de que um vinho para ser bom também tem que ser obrigatoriamente caro".

A prova "Vinhos do Porto de Sonho", que se vai realizar já na quinta-feira, reunirá "seis vinhos do Porto absolutamente raros e a preços que chegam a atingir os 3.000 euros por garrafa".

Ainda no capítulo dos vinhos do Porto antigos, a edição 2013 da Essência do Vinho percorrerá três séculos de história do universo Symington, com uma prova que vai terminar com o Andrew James Symington Reserva Século XIX.

@Lusa