
Com o anúncio daqueles nomes fica fechado o programa do 10.º Encontro de Culturas de Serpa, que inclui oito espetáculos de música, com destaque para os concertos do rapper brasileiro Gabriel o Pensador e da fadista Ana Moura, os quais já tinham sido divulgados.
As edições anteriores do encontro variaram entre os nove e os 16 dias, mas a deste ano vai decorrer numa "versão mais concentrada" e durar quatro dias, devido "às reduções de custos" e para permitir aos visitantes um fim de semana prolongado "mais preenchido", refere a organizadora, a Câmara de Serpa, num comunicado enviado à agência Lusa.
O encontro vai decorrer na Praça da República, onde se realizarão os cinco espetáculos da principal programação musical, sempre a partir das 22:00, e no castelo, que receberá os três concertos da programação musical "fora de horas", sempre a partir das 00:00.
A principal programação arranca a 7 de junho com um espetáculo criado no âmbito da enREDE - Rede Internacional de Municípios pela Cultura, que reúne parcerias culturais de vários municípios nacionais e internacionais, seguindo-se os concertos dos Amor Electro (8 de junho) e de Gabriel o Pensador (9 de junho).
A fechar o encontro, a 10 de junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, também no âmbito da principal programação musical, irá realizar-se o espetáculo "Dia do Cante", para valorizar o Cante Alentejano, o "ex-libris cultural" do Alentejo e candidato a Património Imaterial da Humanidade, seguindo-se o concerto de Ana Moura.
A programação musical "fora de horas" inclui os concertos de Aline Frazão (07 de junho), Celtas Cortos (8 de junho) e Mónica Ferraz (9 de junho).
O encontro, que promove "a cultura enquanto fator de desenvolvimento e de união entre os povos", divulga as práticas culturais de Serpa e de outras regiões portuguesas e de países com os quais a autarquia tem laços de cooperação, como Brasil, Espanha, Cuba e Cabo-Verde.
O encontro, "em sintonia com a política" da Câmara de Serpa que "preconiza a cultura como veículo de desenvolvimento sustentável para o concelho", tem vindo "a provar, ano após ano, que é, sem dúvida, um dos mais importantes projetos culturais" da autarquia e "um dos que mais visitantes atrai a Serpa", sublinha o município.
@Lusa
Comentários