Escrito e dirigido por Wim Wenders, nomeado ao Óscar por três vezes, "Pope Francis. A man of his word" ("Papa Francisco. Um homem de palavra") estreia-se nos Estados Unidos a 18 de maio, informou a produtora californiana Focus Features.

No documentário, uma coprodução entre o Vaticano e cineastas externos, o papa dirige-se ao público diretamente para falar sobre imigração, ecologia, desigualdade e o papel da família.

"Os conceitos visuais e narrativos diretos em frente à câmara colocam a audiência cara a cara com o papa, criando um diálogo entre ele e, literalmente, o mundo", disse um porta-voz em comunicado.

"A partir de perguntas de pessoas de todos os âmbitos, o papa Francisco responde a agricultores e trabalhadores, refugiados, crianças e anciãos, reclusos e aqueles que vivem em favelas e acampamentos de imigrantes", acrescentou.

O filme mostra o pontífice de 81 anos em viagem pelo mundo, a falar nas Nações Unidas, a dirigir-se ao Congresso dos Estados Unidos e no memorial de Yad Vashem em Jerusalém, dedicado à memória do Holocausto.

O papa também aparece a falar a prisioneiros e refugiados em campos do Mediterrâneo e a visitar os territórios palestinianos e Israel, assim como a África, América do Sul e Ásia.

A Focus disse que a Universal Pictures International distribuirá o filme no estrangeiro, mas ainda não há detalhes sobre o calendário de lançamento mundial