O realizador de cinema norte-americano Damien Chazelle, vencedor de um Óscar com "La La Land", vai presidir ao júri da 80.ª edição do Festival de Cinema de Veneza, de 30 de agosto a 9 de setembro, informaram os organizadores esta sexta-feira.

"Todos os anos, durante dez dias, a cidade de Tintoretto, Ticiano e Veronese transforma-se na capital do cinema e sinto-me lisonjeado e honrado por ter sido convidado este ano para presidir ao júri" do festival, disse o cineasta em nota oficial.

Chazelle, de 38 anos, cujo filme "Babylon" (2022) foi nomeado para três Óscares este ano, já participou várias vezes do festival de Veneza, onde estreou "La La Land" em 2016 e " O Primeiro Homem na Lua" em 2018.

Considerado um prodígio do cinema, em 2017, com apenas 32 anos, tornou-se o mais jovem vencedor do Óscar de Melhor Realização, com "La La Land".

A realizadora italiana Liliana Cavani e o ator Tony Leung, de Hong Kong, receberão o Leão de Ouro honorário na mesma edição. Cavani, de 90 anos, participou inúmeras vezes da Mostra de Veneza.

Já o conhecido ator de Hong Kong, de 60 anos, trabalhou em diversos filmes exibidos em Veneza, entre eles o premiado "A Cidade da Dor" (1989), de Hou Hsiao-hsien.