O festival vai apresentar 27 filmes de 27 países da União Europeia, com a Alemanha como país de destaque, e, segundo a organização, a longa-metragem de Margarida Cardoso foi escolhida para representar Portugal no festival.

O filme “A Costa dos Murmúrios”, adaptação cinematográfica do livro de Lídia Jorge, estreou-se em 2004, e conta no elenco com atores como Beatriz Batarda, Filipe Duarte, Mónica Calle, Adriano Luz e Luís Sarmento.

“A Costa dos Murmúrios” centra-se em Moçambique, no final dos anos de 1960, em plena Guerra Colonial e conta uma história de amor que é também um retrato do conflito. Uma jovem, chamada Evita, chega a Moçambique para se casar com Luís, um estudante de matemática que está a cumprir o serviço militar, mas rapidamente percebe que o noivo não é o mesmo, por causa da guerra.

O filme foi nomeado para os Globos de Ouro, no ano de 2005, nas categorias de melhor atriz, melhor filme e melhor ator, tendo Beatriz Batarda vencido na categoria de melhor atriz.

Além de “A Costa dos Murmúrios”, o Festival de Cinema da União Europeia, em Singapura, vai exibir, entre outros filmes, “O dia mais feliz na vida”, do finlandês Olli Mäki, vencedor do prémio Un Certain Regard, no festival de Cannes do ano passado.

Na Índia, está em curso a 21.ºedição do Festival Internacional de Cinema da União Europeia, que abriu no sábado passado, com o filme “Capitão Falcão”, do realizador João Leitão.

O Festival de Cinema Europeu Westwind, em Moscovo, que começou no dia 19 de abril e terminará na próxima quinta-feira, dia 27, conta com o filme “Cartas de Guerra”, de Ivo Ferreira.