Ricardo Gil Soeiro e a dupla de Angélica Varandas e Luísa Azuaga venceram os Prémios PEN nas áreas de Ensaio e Tradução, respetivamente, no valor pecuniário de 7.500 euros cada, foi hoje divulgado.
O espetáculo “Corpo”, uma criação de cruzamento disciplinar de Ana Luena, José Miguel Soares e Nuno Nolasco, vai estar em cena quinta e sexta-feira no Teatro do Bairro, em Lisboa, informou hoje a Malvada Associação Artística.
A cidade de Faro vai assinalar na quarta e quinta-feira o centenário do nascimento do poeta António Ramos Rosa, com um programa que inclui uma exposição de originais, mesas de trabalhos e uma atuação de poesia performativa.
Duas obras da pintora portuguesa Paula Rego foram recentemente penduradas numa das salas da residência oficial do primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, em Downing Street, Londres, usada para receber líderes internacionais.
A escritora Maria Teresa Horta venceu o Prémio Rodrigues Sampaio, da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, anunciou hoje a organização, destacando a “liberdade” e a sua “luta sem tréguas pela igualdade de género”.
O Folio Mais, em Óbidos, dá este ano voz aos povos indígenas, numa edição com curadoria de Candela Varas que criou para o festival literário três novas casas: Escrevivência, Floresta e Fulgor.
A 76.ª edição da Feira do Livro de Frankfurt, que arranca na quarta-feira, conta com um programa centrado em temas políticos, incluindo a guerra da Rússia contra a Ucrânia e o conflito no Médio Oriente.
A Coreia do Sul ganhou vários Óscares. As suas séries e grupos de K-pop são sucessos globais. A escritora Han Kang é a primeira mulher asiática a ganhar o Prémio Nobel de Literatura. Como é que a Coreia do Sul se tornou uma potência cultural?
O Museu Abílio de Mattos e Silva, durante os dias do Folio – Festival Internacional Literário de Óbidos, está ocupado por oito artistas de Banda Desenhada, numa exposição que reúne desenhos a filmes de animação.
O Museu de Arte Contemporânea - Centro Cultural de Belém (MAC/CCB), em Lisboa, vai celebrar um ano de existência com a inauguração de quatro novas exposições e entrada gratuita nos dias 26 e 27 de outubro.
A 10.ª edição do ciclo "Museu como Performance", que celebra formas de arte “inclassificáveis e indisciplináveis”, combinando música, dança, performance e artes visuais, vai desafiar limites entre sábado e domingo no Museu de Serralves, no Porto.
A peça “Class Enemy”, a estrear-se no sábado no Teatro S. Luiz, em Lisboa, reúne seis rapazes de classes sociais pobres, entrincheirados na cave de uma escola, para resistirem a um sistema que sentem estar contra eles.
A exposição "Harmonia e Dissonância: Orfismo em Paris, 1910-1930", a inaugurar em novembro no Guggenheim de Nova Iorque, vai contar com duas pinturas de Amadeo de Souza-Cardoso, confirmou à Lusa o museu norte-americano.
“Amigos da Treta”, com José Pedro Gomes e Aldo Lima, em cena no Teatro Villaret, em Lisboa, desde final de agosto, vai prolongar a presença em cartaz por mais de dois meses, até 22 de dezembro, anunciou hoje a produtora.
O julgamento do rapper e magnata da música Sean "Diddy" Combs, acusado de dirigir durante anos uma violenta rede de tráfico sexual e extorsão, foi marcado para começar a 5 de maio de 2025, anunciou o juiz de instrução do caso esta quinta-feira, 10 de outubro.
O Festival Internacional de Marionetas do Porto (FIMP) deveria arrancar hoje com um espetáculo da companhia libanesa Collectif Kahraba “Géologie d’une fable”, mas devido à guerra no Médio Oriente o evento foi cancelado e a abertura do festival, esta quinta-feira, conta com a inauguração de uma expos
O único romance de Mário Dionísio, “Não há morte nem princípio”, um dos mais marcantes na mudança da literatura portuguesa na década de 1960 e há muito esgotado, vai ser reeditado esta semana, com um texto de Manuel Gusmão.
O Ministério da Cultura vai dispor em 2025 de uma dotação de despesa total consolidada de 597,3 milhões de euros, valor superior em 80 milhões à dotação aprovada para 2024, para os organismos do setor.
O mais recente romance da escritora sul-coreana Han Kang, que hoje venceu o Prémio Nobel da Literatura, “Despedidas Impossíveis”, vai ser publicado ainda este ano em Portugal pela Dom Quixote, que tem editado a obra desta autora.
Mia Couto, José Eduardo Agualusa, Gonçalo M. Tavares e Dulce Maria Cardoso são alguns dos escritores que vão passar pelo festival Outono Vivo, que arranca em 25 de outubro, na Praia da Vitória, nos Açores, revelou o município.
A peça furtada no Museu da Tapeçaria de Portalegre - Guy Fino, naquela cidade alentejana, é propriedade da câmara municipal e “terá um valor de 17 mil euros”, indicou hoje a presidente do município.
A escritora Han Kang destacou-se com o romance “A Vegetariana”, tornando-se na primeira sul-coreana a vencer o Booker Internacional, na sequência do qual disse querer recuperar a sua privacidade, desafio que voltará a enfrentar com o Nobel.
O cantor Pharrell Williams e o piloto da Fórmula 1 Lewis Hamilton serão anfitriões da próxima cerimónia da gala do Museu Metropolitano de Nova Iorque (Met), que vai concentrar-se na história da moda da diáspora negra, anunciou a instituição esta quarta-feira, 9 de outubro.