Zidane, Um Retrato do Sex. XXI

Zidane, un portrait du 21e siècle

Zidane, Um Retrato do Sex. XXI

Zidane, un portrait du 21e siècle

Não é bem um filme. Não é bem um documentário. Não é futebol mas também não é uma instalação. É apenas algo nunca antes visto.

Dois artistas vindos de outras áreas, instalam 17 câmaras de filmar num estádio de futebol. A coordenar as filmagens está um dos maiores directores de fotografia de cinema, Darius Khondji. Durante uma hora e meia, essas 17 câmaras filmam um jogo de futebol. Mas filmam de uma forma que nunca tinha sido pensada antes: filmam apenas um jogador. Zinedine Zidane, um dos maiores e melhores jogadores de futebol de todos os tempos, é o único motivo de interesse dessas 17 câmaras de filmar. Observado de todos os pontos de vista, nos mais ínfimos pormenores e detalhes, vemos a forma como o jogador se mexe, fala, movimenta, exprime, durante um jogo de futebol. E o resultado é algo nunca antes visto, algo que já não é futebol como estamos habituados a vê-lo filmado pela televisão, mas que também não é o que esperamos de um filme, nem o que vemos numa exposição de arte contemporânea. Algo que tem um pouco disso tudo mas que deixa o seu espectador absolutamente desconcertado: à beira de algo que nunca viu e que nunca se repetirá.u