Pesquisar Cartaz

Atualidade

Notícias

Portugal acolherá produção de cinema internacional «Uma Vontade Indomável»

Portugal vai acolher a rodagem de uma produção cinematográfica internacional, «Uma Vontade Indomável», a partir da história verídica de Edle e Andor Hubay Cebrian, um casal que se exilou no Estoril após a segunda guerra mundial.

A equipa norte-americana de produtores e argumentistas está em Lisboa, para avançar com o projeto que tem um orçamento de cerca de 13 milhões de euros, e co-produção entre Portugal, Estados Unidos e Hungria, explicou hoje László Hubay Cebrian, promotor do filme.

Antigo presidente da Walt Disney Company Iberia, László Hubay Cebrian decidiu avançar com o projeto de adaptação cinematográfica da história da família, de origem norueguesa e húngara, a partir do livro «De Budapeste ao Estoril - Uma Vontade Indomável», escrito pela mãe.

O argumento, descrito como uma história de amor, está ainda em fase de escrita e será assinado pelos argumentistas norte-americanos Allan Loeb (que escreveu «Wall Street: O Dinheiro nunca Dorme») e Greg Pritikin (autor de «Um Herói Apaixonado»).

A produção ficará por conta de Darin Dusan e Mitchell Peck, que também estão em Lisboa para fazer contactos com autoridades locais - nomeadamente a recém-criada Lisbon Film Comission - de modo a fazer avançar o projeto, ainda sem realizador e elenco definidos.

O produtor Mitchell Peck explicou que uma história como esta, passada na Europa antes e depois da segunda guerra mundial, não pode ser rodada num estúdio em Hollywood: «Tem de ser feita em Lisboa, Budapeste e Noruega», onde os factos aconteceram.

A família de Lászlo Hubay Cebrian, oriunda da aristocracia húngara, exilou-se em Portugal, primeiro em Ílhavo, onde o pai do empresário - Andor - foi diretor criativo da Vista Alegre, e mais tarde no Estoril.

A produção vai visitar locais para rodagem do filme, como Estoril, Cascais, Lisboa e Ílhavo, seguindo depois para Budapeste.

Mitchell Peck explicou que espera encontrar boas condições para fazer parte do filme em Portugal, já que «há sempre benefícios para as cidades que acolhem filmagens»: «Há retorno económico para o país, como alojamento em hotéis, formação de equipas e criação de emprego».

Lászlo Hubay Cebrian recordou que, possivelmente, este é um dos maiores projetos cinematográficos que Portugal já acolheu, dado o orçamento estimado, ainda que seja considerado um filme de baixo custo.

O empresário sublinhou ainda que, mais do que um projeto cultural, «Uma Vontade Indomável» deve ser encarado como um negócio, um investimento, tal como existe noutros setores, e que é preciso ultrapassar barreiras, ser criativo e avançar com coisas novas.

E deu um exemplo: «Quando estava na Disney, tentámos rodar o «Evita» neste país [Portugal]. Sabe porque é que nunca rodámos cá? Por uma razão muito simples. Não fomos autorizados a filmar no São Carlos. Foi filmado na Hungria. O IPPAR não nos deu autorização. «Ó que horror, fazer um filme em São Carlos». Então fomos filmar na Opera Nacional de Budapeste».

Comente esta história ↓ ou leia outros artigos...

Alguns artigos relacionados

Partilha

siga o sapo cinema nas redes

Comentários

No Facebook

Trailers

Belém

Sanfur é o irmão mais novo de Ibrahim, um militante palestiniano altamente procurado. Razi, determinado a capturar ou assassinar Ibrahim, recrutou Sanfur quando este tinha apenas 15 anos, investindo toda a sua energia no rapaz e desenvolvendo com ele uma relação muito íntima, quase paternal.

Ficha de Filme