Pesquisar Cartaz

Atualidade

Notícias

«Swans», de Hugo Vieira da Silva, no Forum do Festival de Berlim

O realizador de «Body Rice» verá a sua nova longa-metragem, «Swans», ter estreia mundial na secção mais experimental da Berlinale.

A longa-metragem «Swans», do realizador português Hugo Vieira da Silva, foi seleccionada para o Fórum do 61º Festival Internacional de Cinema de Berlim, anunciou hoje a direcção do certame, que decorre entre 10 e 20 de Fevereiro.

O filme de Hugo Vieira da Silva passará em Berlim em estreia mundial e conta a história de um pai que viaja até Berlim com o filho adolescente para este conhecer a mãe que está em coma num hospital, o que acaba por provocar a confrontação do pai com um passado obscuro.

A obra mais recente de Hugo Vieira da Silva, que vive há vários anos na capital alemã, «evoca uma atmosfera entre o desejo e o anonimato, o receio da proximidade pessoal e a proximidade da morte», escreveu o site especializado «The Match Factory».

O Fórum do festival de Berlim, que decorre este ano entre 10 e 20 de Fevereiro, é considerado a secção mais experimental do festival e costuma seleccionar filmes de vanguarda, ensaios e reportagens políticas de cineastas relativamente desconhecidos.

Trata-se de uma secção na qual não são atribuídos prémios oficiais da Berlinale, mas onde há numerosos júris independentes a distinguir os trabalhos exibidos.

Hugo Vieira da Silva chamou a atenção dos cinéfilos internacionais com a sua primeira longa-metragem, «Body Rice», de 2006, com que ganhou o prémio de melhor realizador no Festival de Cinema de Buenos Aires (BAFICI) e da Cidade do México (FICCO), e ainda uma menção honrosa na competição oficial do Festival de Locarno.

Nascido no Porto, o realizador português estudou Direito na Universidade Católica, antes de se transferir para a Escola Superior de Teatro e Cinema, em Lisboa, onde se licenciou em 1999.

SAPO/Lusa

Comente esta história ↓ ou leia outros artigos...

Alguns artigos relacionados

Neste Artigo

Pessoas neste artigo

Partilha

siga o sapo cinema nas redes

Comentários

No Facebook

Trailers

A Dois Passos do Estrelato

Neste novo filme do documentarista Morgan Neville, revela as histórias das vozes que se escondem nos coros de ídolos tão célebres como Bruce Springsteen, Stevie Wonder ou Ray Charles. Para além de revelar as caras que se escondem por trás destas extraordinárias vozes, o filme recorre aos depoimentos de músicos tão célebres como Mick Jagger, Sheryl Crow ou David Bowie, por exemplo.

Ficha de Filme