Pesquisar Cartaz

Atualidade

Notícias

Pedro Costa votado melhor realizador no Festival de Locarno

O novo filme do realizador português, «Cavalo Dinheiro», recebeu o prémio da 67ª edição do festival este sábado de manhã. O Leopardo de Ouro foi para «From What is Before», de Lav Diaz.

«Cavalo Dinheiro» marca o regresso de Pedro Costa ao bairro de Fontainhas, onde decorriam os seus filmes «Ossos», «No Quarto de Vanda» e «Juventude em Marcha», que foi a sua última longa-metragem (em 2009, o realizador fez «Ne Change Rien», um documentário sobre a cantora Jeanne Balibar). O filme, concluído em 2014, conta ainda com os desempenhos de Vitalina Varela e Tito Furtado, que se juntam ao emigrante cabo-verdiano, Ventura.

A representação portuguesa também vai distinguida através da Rosa Filmes, que coproduziu o documentário «Songs from the North», da sul-coreana Soon-Mi Yoo, que recebeu o prémio melhor primeiro filme.

Trata-se da quarta edição consecutiva do Festival em que prémios vão para cineastas portugueses: em 2011, Gonçalo Tocha recebeu uma menção especial na competição Cineastas do Presente por «É na Terra não é na Lua»; em 2012 foi a vez de «A Última Vez Que Vi Macau», de João Pedro Rodrigues e João Rui Guerra da Mata ter a menção especial do júri do Concurso Internacional; em 2013, «E agora? Lembra-me», de Joaquim Pinto, recebeu o Prémio Especial do Júri.

Presidido pelo documentarista Gianfranco Rosi e composto pelas actrizes Alice Braga e Connie Nielsen, e os realizadores Thomas Arslan e Diao Yinan, o júri do certame atribuiu o Leopardo de Ouro a «From What is Before», do filipino Lav Diaz. Trata-se de um documentário de 338 minutos que se debruça sobre as Filipinas profundas em 1972, perto do momento em que o presidente Ferdinando Marco declarou a Lei Marcial, alegadamente pela ameaça de revoltas muçulmanas e comunistas. Na verdade, ao começar a governar por decreto, fechando o Congresso, prendendo opositores e outros dissidentes, perseguindo a comunicação social e limitando as liberdades cívicas, instituiu uma ditadura que duraria até à eleição, após muita resistência, de Corazon Aquino em 1986.

Comente esta história ↓ ou leia outros artigos...

Alguns artigos relacionados

Partilha

siga o sapo cinema nas redes

Comentários

No Facebook

Trailers

Escobar: Paraíso Perdido

Nick pensa ter encontrado o paraíso quando se junta ao irmão na Colombia. Uma lagoa azul-turquesa, uma praia marfim com ondas perfeitas, um sonho para o jovem surfista canadiano. .. Aí conhece Maria, uma bela colombiana, por quem se apaixona loucamente. Tudo parece perfeito até ao momento em que Maria lhe apresenta seu tio, Pablo Escobar. No início, Nick deixa-se seduzir pela aura em torno...

Ficha de Filme