Pesquisar Cartaz

Atualidade

Notícias

«Linha Vermelha»: o cinema, a História e o PREC num filme já em cartaz

A ocupação de uma herdade ribatejana, há 37 anos, logo após a Revolução de Abril, registada num filme de um realizador alemão, é recuperada e analisada em «Linha Vermelha», documentário de José Filipe Costa, que estreou esta semana.

O documentário, premiado no festival IndieLisboa em 2011, tem exibição comercial em Lisboa, Porto, Coimbra e Azambuja, e será mostrado em sessões únicas em outras 15 cidades. Em Lisboa, algumas sessões de abril serão acompanhadas de debates, no cinema City Alvalade, com historiadores, estudiosos e realizadores, a propósito da relação entre o cinema e a Revolução, sobre o cinema comprometido e militante e sobre o valor da imagem.

Entre os convidados das sessões contam-se o presidente da Associação 25 de Abril, Vasco Lourenço, os realizadores Rui Simões e Catarina Alves Costa, os historiadores José Neves e Manuel Loff e o crítico António Guerreiro.

Em «Linha Vermelha», o realizador José Filipe Costa revisita a ocupação da herdade Torre Bela, no Ribatejo, em 1975, e o filme que o alemão Thomas Harlan fez, «Torre Bela», com um olhar participante, sobre esse acontecimento do PREC (Período Revolucionário em Curso).

José Filipe Costa foi ao encontro do realizador e dos protagonistas da ocupação popular, para entender «um documento fortíssimo» e o envolvimento de Thomas Harlan, que «acreditava na iniciativa do poder popular», disse à Lusa o realizador português.

Torre Bela era uma propriedade do duque de Lafões, no Ribatejo, com uma área de dois mil hectares, que não estava cultivada e que foi ocupada logo a seguir à Revolução de Abril por agricultores sem terra nem trabalho, que decidiram reunir-se numa cooperativa.

A ocupação foi registada, entre 1975 e 1977, por Thomas Harlan num documentário que é hoje um dos exemplos do cinema militante.

José Filipe Costa foi ao encontro dos protagonistas para «Linha Vermelha», levantando questões sobre a relação do cinema com aquele período, e sobre a importância das filmagens de Harlan no decurso dos acontecimentos.

@Lusa

Comente esta história ↓ ou leia outros artigos...

Alguns artigos relacionados

Partilha

siga o sapo cinema nas redes

Comentários

No Facebook

Trailers

Bekas e o Sonho Americano

A história de dois irmãos órfãos que vivem nas ruas do Curdistão e que depois de verem o filme «Super-Homem» resolvem ir até à América, na sua mula Michael Jackson, e falar com o próprio Super-Homem para que este os possa ajudar e castigar todos que foram maus para eles. Em primeiro lugar da lista: Saddam Hussein.

Ficha de Filme