Pesquisar Cartaz

Atualidade

Biografia

Vera Farmiga

Apesar da já ter uma carreira considerável, só ficou pela primeira vez na memória de todos em 2006, no oscarizado «The Departed - Entre Inimigos». Com «Nas Nuvens», voltou a surpreender, e mereceu a primeira nomação ao Óscar.

Ao longo da década de 90, a carreira de Vera Farmiga, de 36 anos, viveu na alternância entre teatro e televisão, com uma afirmação progressiva de um talento que levou tempo a ser reconhecido. No cinema estreou-se em 1998, num filme de má memória, «Return to Paradise», mas que foi um primeiro passo numa escalada para papéis mais relevantes em películas de maior qualidade e visibilidade.

Em 2000, chegaria «Amar em Nova Iorque», em que contracenaria com Richard Gere, e no ano seguinte «15 Minutos», com Robert De Niro como companheiro de elenco. Seguiu-se «O Candidato da Verdade», em 2004, e em 2005 impressionou pela primeira vez como a protagonista toxicodependente de «Down to the Bone», que lhe valeu o prémio de Melhor Actriz da Associação de Críticos de Los Angeles. Infelizmente, poucos viram o filme, tal como o muito elogiado «Medo de Morte», em que participou no ano seguinte.

Foi em 2006, que a sua celebridade verdadeiramente explodiu, ao ser o rosto novo do elenco de estrelas de «The Departed - Entre Inimigos», de Martin Scorsese, que venceu o Óscar de Melhor Filme.

Os frutos desse reconhecimento surgiriam em 2007 com papéis protagonistas em «O Rapaz do Pijamas às Riscas» e 2008 com a fita de terror «Orfã», para além de «Nas Nuvens», que lhe valeu uma avalanche de nomeações a prémios de Melhor Actriz Secundária, incluindo ao Óscar.

A sua beleza invulgar e a capacidade de dar complexidade interior a figuras de grande sensualidade fazem dela uma figura rara, que o cinema norte-americano poucas vezes tem aproveitado como devia.

Comente esta história ↓ ou leia outros artigos...

Alguns artigos relacionados

Partilha

siga o sapo cinema nas redes

Comentários

No Facebook

Trailers

Escobar: Paraíso Perdido

Nick pensa ter encontrado o paraíso quando se junta ao irmão na Colombia. Uma lagoa azul-turquesa, uma praia marfim com ondas perfeitas, um sonho para o jovem surfista canadiano. .. Aí conhece Maria, uma bela colombiana, por quem se apaixona loucamente. Tudo parece perfeito até ao momento em que Maria lhe apresenta seu tio, Pablo Escobar. No início, Nick deixa-se seduzir pela aura em torno...

Ficha de Filme